Geral,Meio Ambiente

Uma tonelada de lixo é retirada do Rio Itapocu

Aproximadamente uma tonelada de entulhos foi retirada do Rio Itapocu, na manhã deste sábado (22), durante ação de limpeza desenvolvida pelo Clube de Canoagem Kentucky, Samae, Defesa Civil e Fujama. A limpeza começou na sede do Samae, no Bairro Água Verde, e finalizou nos fundos da Rodoviária Municipal, na Vila Baependi. Durante o percurso, cerca de 40 voluntários com seus botes, caiaques e canoas, foram recolhendo tudo o que encontraram nas margens do rio. O resultado foi uma caçamba cheia de metais, plásticos, garrafas de vidro e pet, pneus, isopores e outros materiais.

Para o presidente do Samae, Ademir Izidoro, a ação atingiu o resultado esperado e lamentou que muitas pessoas não têm a consciência de manter os rios limpos. “Eu avalio como triste, pelo que nós encontramos no rio: muitos entulhos, muitas garrafas pet, metais. Nós temos que ser guardiões deste tesouro que Jaraguá do Sul. Da mesma forma, eu fico feliz pela ajuda que todos deram neste sábado para que o rio ficasse um pouco mais limpo”, disse Izidoro.

O presidente do Clube de Canoagem Kentucky, Adilson Klein, destaca que já houve limpeza onde o volume de materiais recolhidos foi maior, e concorda que ainda é preciso maior conscientização e um olhar diferente para os nossos rios. “A gente pede para as pessoas não jogarem lixo no rio ou nas encostas, pra que esses materiais não sejam carregados às águas, poluindo e sendo um agravante nas enchentes. Desta vez, recolhemos menos lixo que na anterior. Mas, sempre é bom reforçar este pedido e trabalhar na conscientização”, comentou ele.

 

Fonte: Rogério Tallini/Samae JGS