Teleconsultoria zera fila de espera de algumas especialidades médicas em Jaraguá do Sul
As especialidades médicas SUS de consulta clínica em ortopedia, endocrinologia, urologia, hematologia e nefrologia estão sem fila de espera em Jaraguá do Sul e um dos motivos é a teleconsultoria médica especializada
05/08/2021
As especialidades médicas SUS de consulta clínica em ortopedia, endocrinologia, urologia, hematologia e nefrologia estão sem fila de espera em Jaraguá do Sul e um dos motivos é a teleconsultoria médica especializada. A secretaria de Saúde do município implantou essa ferramenta para agilizar os atendimentos especializados e, nos casos em que não é necessário o atendimento presencial com o especialista, o médico do posto de saúde recebe a orientação do especialista para o tratamento no próprio posto.
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A diretora de Gestão Técnica da secretaria da Saúde, Fabiana Conrado, explica que as teleconsultorias acabam capacitando a equipe técnica dos postos de saúde com relação a procedimentos relacionados às especialidades médicas, incluindo os médicos e enfermeiros que atendem diretamente os pacientes. Também filtram os casos em que os pacientes realmente precisam da consulta especializada, fazendo essa fila andar muito mais rápido. Outra ação da Secretaria de Saúde para diminuir a fila das especialidades médicas é a contratação de mais profissionais, consultas e exames.
Um exemplo dessa contratação extra é a compra de 150 exames de ultrassonografia do Projeto Mover, por meio do Consórcio Cisnordeste, que aconteceu na Arena Jaraguá, até sábado, onde as pacientes foram atendidas em uma unidade móvel especialmente preparada para esse tipo de exame. Foi a primeira experiência e novos exames devem ser contratados, de acordo com o secretário Alceu Gilmar Moretti.
De acordo com a secretaria Saúde de Jaraguá, especialidades como hematologia, nefrologia, urologia, ortopedia (consulta clínica), oftalmologia e endocrinologia, estão sem fila, ou quase nenhuma fila de espera. As filas maiores para primeira consulta estão na cardiologia, dermatologia e proctologia. Ações de teleconsultoria e contratação de mais profissionais estão sendo implantadas. No mês de junho, especificamente, a Gerência de Especialidades apresentou no Centro Odontológico 492 atendimentos e 728 procedimentos pra 401 usuários.
No Centro de Atenção À Mulher – 672 usuários, 902 atendimentos e 2.559 procedimentos; Policlínica Dr. João Biron/Centro Vida – 4.336 usuários, 4.999 atendimentos e 11.947 procedimentos; PAMA – 1.733 usuários, 2.603 atendimentos e 7.976 procedimentos e, no Centro de Atendimentos Especiais – 82 usuários, 98 atendimentos e 455 procedimentos.
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