Geral

Seminário ecoformação resulta em livro das escolas criativas

Foto: Divulgação

“Ecoformação de professores com polinização de escolas criativas” é o livro que está sendo lançado em Barcelona, na Espanha, organizado por Marlene Zwierewicz, Vera Lúcia Simão e Vera Lúcia de Souza e Silva, que contempla experiências dos envolvidos no processo, como professores, pesquisadores, ecoformadores, estudantes, coordenadores, gestores e demais parceiros.

Massaranduba está inserido no livro com as ações do Programa de Ecoformação Continuada de Docentes e Gestores em Escolas Criativas, que realizou em novembro de 2018 o 1º Seminário Internacional de Ecoformação, com a presença das três professoras e também do professor Saturnino de La Torre, da Universidade de Barcelona, criador da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC).

O Seminário Internacional de Ecoformação contou com a presença de, aproximadamente 300 participantes de diversos municípios de Santa Catarina possibilitando a troca de conhecimentos com outras realidades educacionais, socializando experiências pedagógicas ecoformadoras, desenvolvidas na educação básica da rede municipal de ensino, visando a interação com a comunidade, a valorização do protagonismo de gestores, docentes, estudantes e as transformações nas práticas pedagógicas e nos cenários de aprendizagem.

Tais experiências são oriundas do Programa de Formação Continuada em Ecoformação, que começou a ser implantado em 2018, pela Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo. O resultado do trabalho resultou no livro que está sendo entregue aos professores e também está sendo lançado na Espanha, país de origem do criador da rede de escolas criativas.

As organizadoras citam que com a obra entregam a outras colmeias (símbolo da RIEC) o “mel” produzido por muitas abelhas que se propõem a trabalhar unidas para polinizar e ampliar a fertilização e a frutificação de sonhos e ações de uma educação para a vida e a partir da vida, por um mundo melhor para todos.