Geral

Secretaria de Saúde e hospitais traçam estratégias contra o coronavírus em Jaraguá do Sul

O anúncio do primeiro paciente com o coronavírus em Joinville ligou o sinal de alerta em relação à doença.

17/03/2020

O secretário de Saúde de Jaraguá do Sul, Alceu Moretti, recebeu na sala de reuniões da pasta representantes dos hospitais São José, Jaraguá e de outras entidades para definir algumas estratégias de combate ao coronavírus.

Segundo Moretti, o anúncio do primeiro paciente com o coronavírus em Joinville ligou o sinal de alerta em relação à doença. “Sem dúvida, o coronavírus  se transmite com muita facilidade. É importante que a gente tome as medidas cabíveis para evitarmos um mal maior”, defendeu. 

Durante o encontro algumas dinâmicas do atendimento já foram definidas, como explicou o diretor de Vigilância em Saúde, Dalton Fischer. “Somente os casos graves serão encaminhados aos hospitais.

Já  os casos suspeitos ou leves deverão se dirigir ao seu médico de preferência ou às unidades básicas de saúde ou ao Pama”, explicou o diretor que acrescentou que a cada dia a situação está sendo avaliada e outras medidas podem ser anunciadas conforme a necessidade.   
 
O diretor geral do Hospital São José, Maurício José Souto Maior, apoia todas as medidas preventivas adotadas, incluindo o decreto divulgado também nesta segunda-feira.  “Nunca aquele ditado, ‘melhor prevenir do que remediar’ esteve tão atual.

Leia mais: 

Esta iniciativa da Prefeitura junto com os prestadores de serviço e os demais órgãos envolvidos para que possamos ter orientações para poder passar à comunidade é valida para que não precisemos entrar em estágio de preocupação excessiva e sim obedecer algumas diretrizes, algumas normas para saber onde devemos ir, nas instâncias maiores.

Também para não sobrecarregarmos os equipamentos que atuam na área pública seja posto de saúde, Pama e Pronto-socorro dos hospitais. Que possamos todos ter um entendimento adequado e passar por esta dificuldade da melhor maneira possível com o menor tipo de intercorrência”, avaliou.

Já para o diretor médico do Hopital Jaraguá, Guilherme Sapia, a cidade está na “vanguarda” quanto aos cuidados na área de saúde e na tratativa do Município com o Sistema Único de Saúde. “É bem importante que embora não tenhamos nenhum caso de coronavírus  já estejamos preparados quando isto ocorrer.

Esta prevenção que a gente vem fazendo, as medidas que a Secretaria de Saúde vem tomando junto com os hospitais visa exatamente achatar esta curva de contaminação, diminuir este número de casos que viermos a ter ao longo do tempo para que? Para que o sistema de saúde consiga dar suporte adequado para todos os nosso munícipes”, projetou Sapia.

Notícias relacionadas

x