Educação

Schroeder participa de evento sobre língua alemã em Curitiba

Foto: Divulgação

A Secretaria de Educação e Cultura de Schroeder participou no dia 17 de junho da reunião do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor/Universidade Federal do Paraná – Segunda Licenciatura em Letras/alemão, que envolveu profissionais da UFPR e de representantes do Goethe Institut do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, além de secretários e representantes da educação de Santa Catarina e do Paraná.

Schroeder foi representada pela supervisora de Ensino, Elisa Andréia da Silva de Assis, a assessora de Educação, Cristiane Marquez, e a professora de língua alemã, Ivete Hertel Braga. A finalidade do encontro foi apresentar dados do curso de Segunda Licenciatura em Letras/Alemão e o repasse de informações das Secretarias Municipais que desenvolvem os projetos de língua alemã.

A supervisora Elisa de Assis ressaltou a importância do estudo da língua alemã no município e explicou que a origem da cidade de Schroeder é fortemente marcada pela colonização alemã e que existe, ainda, uma forte expressão cultural herdada dos primeiros colonizadores, marcas perceptíveis em diversos aspectos, sobremodo no idioma, que é propagado no âmbito familiar e é uma grande representação da sua identidade.

No evento em Curitiba foram apresentados os dados da aplicabilidade da disciplina da língua alemã na rede municipal de ensino, que faz parte da grade curricular desde 2004 para os anos iniciais e a partir de 2015 passou a fazer parte para todo o ensino fundamental – 1º ao 9º ano – com duas aulas semanais.

Atualmente são contemplados com a língua alemã 1.115 alunos do 1º ao 5º ano e 398 alunos do 6º ao 9º ano.