Geral,Guaramirim,Jaraguá ,Política,Trânsito

Saneamento básico é assunto da pauta na Associação de Vereadores

Foto: F.J. Brugnago/JDV

A Associação de Vereadores e Câmaras do Vale do Itapocu realizou no dia 2 de junho assembleia virtual, da qual participaram o gestor do consório Cigamvali, Fabiano Spézia, e o engenheiro sanitarista César Arenhardt, para uma apresentação do novo marco regulatório e do diagnóstico da região sobre saneamento básico. Os técnicos colocaram para os vereadores algumas sugestões sobre a disponibilização deste serviço com qualidade e regularidade para a população, e sua forma de gestão.

Leia mais

Até o mês de julho os governos estaduais deverão definir os blocos de regionalização dos serviços juntamente com o Conselho Estadual de Saneamento (Conesan). O engenheiro César Arenhart recomendou aos vereadores que consultem a Fecam e o governo do estado quanto ao andamento dos trabalhos do grupo que está estudando esta regionalização.

A secretária executiva da Amvali, Juliana Demarchi, participou da assembleia e informou que os prefeitos estão acompanhando a definição destas novas regiões metropolitanas e defendem que não seja ampliada, querem a Amvali como uma região metropolitana.

O vereador de Corupá, Alfredo Gramm Sobrinho, que está acompanhando mais este assunto defendeu que as Câmaras encaminhem moções para os deputados solicitando a aprovação do projeto que estabelece o modelo defendido pelos técnicos.

Obras no acostamento e Ponte Zanotti também entraram nas discussões

Os vereadores do Vale do Itapocu aprovaram o envio de uma Moção de Apelo para o Fórum Parlamentar Catarinense e para o superintendente do Dnit/SC, Ronaldo Carioni Barbosa, para que sejam feitas obras de pavimentação e melhorias no acostamento da BR-280, no trecho entre Jaraguá do Sul e Corupá. A solicitação partiu dos vereadores de Jaraguá do Sul, Nina Santin Camello, Onésimo Sell e Osmair Gadotti. Uma audiência está sendo agendada no Dnit para reforçar estas reivindicações.

E sobre a proposta de construção de uma nova Ponte Zanotti foi novamente discutida pela Avevi. O vereador de Guaramirim, Nilson Bylaardt, colocou algumas preocupações dos moradores do Bairro Imigrantes sobre o aumento do tráfego de veículos no local. Nas próximas reuniões, quando será discutido o projeto para esta obra, a Amvali deverá comunicar os vereadores.

O vereador de Guaramirim será o representante da Avevi para tratar dos encaminhamentos da construção desta nova ponte.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!