Geral

Samae implanta rede de água de 5,2 km no Santa Luzia

Atualmente, no Santa Luzia, a água é captada de um ribeirão, tratada e distribuída pelas redes já existentes aos mais de 3,5 mil moradores

30/06/2020

Começa dentro de alguns dias a implantação de uma nova adutora de água para abastecer o Bairro Santa Luzia. A informação é da diretora presidente da autarquia, Evânia Aparecida Duarte Liebl, acrescentando que a recente estiagem reforçou a necessidade desta obra, que já estava prevista no Planejamento Estratégico do Samae.

Atualmente, no Santa Luzia, a água é captada de um ribeirão, tratada e distribuída pelas redes já existentes aos mais de 3,5 mil moradores. Com a nova adutora, será levada água da ETA Central para aquela comunidade, oferecendo mais segurança no abastecimento, especialmente nos períodos de estiagem ou de chuva intensa.

Leia mais:

 

Samae implanta novas redes de esgoto na Vila Lenzi

Município de Jaraguá do Sul amplia testagem com 15 procedimentos aleatórios diários

Soroptimistas fazem campanha para ajudar atendidas em seus programas

 

Após avaliar a viabilidade, na última sexta-feira (26), a diretoria do Samae decidiu iniciar a implantação da nova rede já nesta semana, a partir da rotatória em frente à Capela São João (Vila Chartres) até a Capela Santa Luzia, pelo lado direito da Estrada Waldemar Gumz e da Rua Carlos Frederico Ramthum, sentido bairro. Serão 5,2 km de redes de PVC de 200 milímetros, com investimento estimado em R$ 765 mil.

Além da rede, serão instalados dois boosters para dar mais pressão e levar água aos pontos mais elevados do bairro. “Com essa iniciativa, o Samae poderá desativar o sistema independente que funciona lá desde a década de 1990 e que tem capacidade para tratar cerca de dez litros de água por segundo. Esse sistema é muito vulnerável, pois em períodos de estiagem não tem água suficiente, e em períodos de chuva forte, a turbidez impede o tratamento, deixando os moradores sem água”, explica.

Para executar a implantação da nova adutora, será necessária a interdição de meia pista, no horário das 7h30 às 17h30.

Notícias relacionadas

x