Educação

Reformas na Escola Urbano Teixeira da Fonseca trazem mais conforto

Tem muita coisa boa acontecendo na educação em Guaramirim. Por meio da Secretaria de Educação Municipal várias escolas estão sendo reformadas e revitalizadas, a exemplo da Escola Urbano Teixeira da Fonseca, que passou por várias reformas e melhorias, recentemente.

21/06/2019

Tem muita coisa boa acontecendo na educação em Guaramirim. Por meio da Secretaria de Educação Municipal várias escolas estão sendo reformadas e revitalizadas, a exemplo da Escola Urbano Teixeira da Fonseca, que passou por várias reformas e melhorias, recentemente. A escola tem 27 anos de história, 540 alunos, 45 funcionários, muitos projetos em desenvolvimento, mas até este ano nenhuma reforma havia sido feita.

Entre as principais melhorias está o novo espaço de leitura, que foi construído em parceria com a APP (Associação de Pais e Professores), um ambiente pensado para propiciar um momento mais prazeroso e confortável para os pequenos leitores e conta com suportes para os livros, banquetas, almofadas e piso vinílico, além de uma porta de vidro para melhor iluminação e cortina de tecido.

A cozinha também passou por reformas como a colocação de azulejo em todo o ambiente, portas e telas foram instaladas para maior segurança e higiene, a parte elétrica também foi restaurada e um fogão de ilha industrial foi integrado ao novo refeitório. O depósito de alimentos foi ampliado em 100% em relação ao anterior.

Os banheiros foram reformulados e hoje são seis com portas de alumínio ao invés das portas de madeira, mais os azulejos novos. A área externa foi revitalizada ganhando lixeiras revestidas com piso, além de uma entrada alternativa para entrega de alimentos e materiais escolares, evitando o fluxo de pessoas de fora no interior da escola.

Além das melhorias praticadas, a Escola Urbano Teixeira da Fonseca destaca-se por vários projetos pedagógicos que desenvolve, como apoio pedagógico-contraturno, Sala multifuncional- contraturno, Musicalização na escola, Projeto de aula de inglês a partir do primeiro ano e sala de informática- jogos, pesquisas, trabalhos em power point, que atende a todas as turmas.

 

Diretora, merendeira e secretária destacam o investimento

Marcia Sadzinski Magda, diretora da escola há três anos, conta que desde a fundação nenhuma reforma havia sido feita. “Em 26 anos de escola, nós nunca tivemos uma reforma desse porte, mas graças a atual Administração Municipal, a Associação de Pais e Professores e principalmente a Secretaria municipal da educação este ano a reforma foi feita”, registra.

A cozinheira Maria Arlete Machado, que trabalha na escola há quase três décadas, sonhava em ver a escola reformada e em 2019 o sonho se tornou realidade. “Há 26 anos que eu espero essa cozinha, inclusive quando eu estava de férias eu vinha aqui todos os dias, praticamente para ver como estava o andamento da obra”, conta.

A secretária de educação de Guaramirim, Marja Rebelato, comenta que as reformas são vistas como prioridade, pois oferecem mais qualidade aos alunos, funcionários e a toda comunidade. “Meu objetivo, enquanto gestora, em relação às melhorias das unidades escolares é fazer uma única vez e bem feito, investindo na responsabilidade da qualidade das obras”, argumenta.

De acordo com a secretária, um exemplo que marca a diferença nas reformas, é o que acontece nas cozinhas: não há mais armários e portas de madeira, todas foram substituídas por portas de alumínio, bancadas de granito e piso claro em todas as paredes. “É muito importante que a reforma ofereça aos servidores das unidades um ambiente com facilidades para higienização, atendendo assim também as exigências da vigilância sanitária”.

Marja confessa que muitas vezes o valor do investimento é questionado, porém a resposta é sempre a mesma, a qualidade é economia em longo prazo. “É evidente que somos questionados quanto ao investimento feito, porém a resposta para mim é óbvia, faça uma vez bem feito, e em seis meses não precisará remendar. Trabalho com qualidade gera economia para o município”, finaliza.

Por

Notícias relacionadas

x