Geral

Rede municipal tem mais de 100 estagiários da área de saúde

São alunos de cursos de Técnico de Enfermagem e de graduação em Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Educação Física e Fisioterapia.

28/06/2019

Número superior a 100 estudantes da área de saúde são estagiários na rede municipal, distribuídos em diversos setores da Secretaria de Saúde. São alunos de cursos de Técnico de Enfermagem e de graduação em Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Educação Física e Fisioterapia. “Brevemente, também estaremos recebendo estudantes de Psicologia, Biomedicina e Odontologia”, adianta o coordenador do Setor de Educação na Saúde, o psicólogo Jeovane Gomes Faria.

Segundo ele, a oferta de estágios pela Secretaria de Saúde está prevista na Política Municipal de Educação Permanente em Saúde, dentro do eixo SUS como Escola, que inclui oportunidades de Residência em Medicina da Família e Comunidade. “No momento não temos alunos residentes, mas estamos preparados para recebê-los em oito de nossas unidades básicas de saúde, onde também são recepcionados os estagiários”, informa, acrescentando que ainda há outros espaços para os estágios: Gerência de Vigilância em Saúde, Farmácia Básica e Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

De acordo com Jeovane Faria, todos esses setores estão credenciados junto ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) como unidades escolas, que vêm sendo preparadas, gradativamente, para receber alunos das diversas categorias profissionais. Para isso, ele diz que a Secretaria de Saúde utilizará containers na ampliação dessas unidades, proporcionando mais espaço de ação e educativo.

“A ideia é cadastrar todas as 26 UBS do município como escola, formando a Rede de Saúde Escola”, planeja o coordenador, citando que, por enquanto, os postos dos bairros Águas Claras, Rau, Santo Estêvão, Rio Molha, João Pessoa, Chico de Paulo, Amizade e Barra do Rio Cerro funcionam como piloto e passam por avaliação constante para ser referência às futuras unidades escolas.

Jeovane Faria explica que os estágios e as residências acontecem por meio de parceria com instituições de ensino, como Unisociesc, Estácio de Sá, Anhanguera, Senac, Católica Santa Catarina, Uniasselvi e Furb. A contrapartida delas é a cedência de espaço para reuniões e capacitações dos profissionais da Secretaria de Saúde.

Por

Notícias relacionadas

x