Geral

Programa Saco Verde está entre as melhores práticas do Estado

O objetivo principal do Saco Verde é fomentar, estimular e incentivar a reciclagem, fazendo com que a população separe corretamente os seus resíduos, destinando os materiais recicláveis à coleta seletiva

11/06/2021

Por

O programa “Saco Verde” de Jaraguá do Sul foi escolhido como um dos oito melhores projetos de boas práticas na área de gestão municipal de resíduos, em Santa Catarina. Ele será apresentado no Fórum Catarinense das Boas Práticas Lixo Zero, que acontecerá em Florianópolis, nesta sexta-feira (11). O evento é da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil, e tem como principal objetivo discutir, mapear e promover as boas práticas do estado catarinense, demonstrando para os cidadãos que já existem exemplos e maneiras de buscar a mudança. Serão abordados temas como tendência e inovação, conscientização e educação, redução e reuso, reciclagem e compostagem.

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), assumiu a gestão dos resíduos sólidos em Jaraguá do Sul em 2018, e desde então, desenvolve práticas para aumentar o índice de reciclagem na cidade. O programa “Saco Verde” consiste na distribuição de sacos plásticos para o armazenamento de material reciclado. Tendo como objetivo principal fomentar, estimular e incentivar a reciclagem, fazendo com que a população separe corretamente os seus resíduos, destinando os materiais recicláveis à coleta seletiva.

Atualmente, 92% dos jaraguaenses dizem separar os materiais recicláveis em casa, segundo recente pesquisa. Tal postura resultou em um índice que varia de 26% a 30% de reciclagem na cidade, um dos maiores índices do Brasil. São distribuídos 200 mil sacos por mês e 120 famílias vivem diretamente da reciclagem através de 12 cooperativas conveniadas. Em 2021, a expectativa do Samae é recolher mais de oito mil toneladas de material reciclável. A distribuição dos sacos verdes é feita a cada cinco semanas com a entrega de cinco unidades por residência.

Evento é preparatório ao Congresso Internacional Lixo Zero

O Samae é uma das poucas empresas de saneamento do país a atuar com resultados expressivos nas quatro vertentes do saneamento básico: tratamento de água, tratamento de esgoto, drenagem e resíduos sólidos (lixo). Segundo o diretor presidente da autarquia, Ademir Izidoro, levar informações sobre esse tema (resíduos sólidos) à um Fórum importante como esse, é da mais alta relevância.

“Encontrar alternativas para o aproveitamento dos resíduos é tão importante quanto tratar a água esgoto de uma cidade”, avalia.

O Fórum Catarinense Municípios Lixo Zero é um evento preparatório para o Congresso Internacional Cidades Lixo Zero (Zero Waste Cities), que acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de junho de 2021, em Brasília, onde as boas práticas de todo o país serão apresentadas, juntamente de exemplos internacionais.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x