Estadual,Geral,Schroeder

Procon de Schroeder chama atenção sobre o golpe do empréstimo falso

Você já deve ter visto na televisão, rádio, ouvido falar ou até mesmo conhece alguém que já sofreu um golpe do empréstimo. Geralmente, as pessoas que são enganadas com promessas fáceis de dinheiro são as que se encontram em situações mais vulneráveis, ou seja, idosos, pessoas com pouca informação financeira e negativados que buscam soluções rápidas para resolver seus problemas financeiros.

Por mais atento que o consumidor seja, nem sempre é simples reconhecer um golpe do empréstimo. Com abordagens cada vez mais profissionais, um criminoso pode se passar por um agente financeiro e, em segundos, te convencer de que a solução oferecida é realmente verdadeira.

Leia mais:

 

Para você saber como identificar uma fraude e evitar contratar um empréstimo falso, confira as informações do Procon de Schroeder, segundo a diretora Nadiete Marcílio:

* Quanto mais atraente for à oferta, maiores as chances de golpe. É importante ter calma e consultar mais informações sobre a empresa antes de solicitar o dinheiro;

* Procure empresas com boa reputação no mercado e que seguem normas do Banco Central para conceder crédito;

* Não faça depósitos ou transferências antes de receber qualquer valor. Nenhuma instituição confiável solicita antecipação para liberar o dinheiro;

* As taxas/seguros e afins são sempre embutidos no custo total do empréstimo. A regra é clara: primeiro você recebe o dinheiro, depois começa a pagar. O inverso não existe.

* Não passe seus dados pessoais e documentos para desconhecidos. Se tiver o contato por WhatsApp, certifique de que o número é o mesmo que a empresa disponibiliza;

* Não aceite pagar as parcelas do empréstimo em contas de pessoas físicas;

* Verifique o endereço da empresa e se ela realmente opera no local;

* Faça uma pesquisa de satisfação da empresa. Busque na internet avaliações da instituição e em site como Reclame Aqui e Procon. Assim, você verá quais são as reclamações de outros clientes sobre essa empresa. Desconfie de empresas que não têm avaliações nenhuma.

* Na dúvida, busque auxílio de um familiar de confiança ou do próprio gerente do seu banco

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!