Saúde

Prevenção de quedas para idosos é tema de encontro

Segundo pesquisa realizada pelo Sesc São Paulo “as estatísticas apontam que 22% das quedas em pessoas idosas acontece justamente fora de casa e que no Brasil, 30% das vítimas de atropelamento são idosos

17/08/2019

A próxima edição do projeto “Ponto de Encontro” acontece de 19 a 23 de agosto, em 30 Unidades do Sesc Santa Catarina, com o tema “Prevenção de quedas, não caia em armadilhas”. O objetivo é contribuir para a conscientização e disseminação de informações sobre este tema. Na programação gratuita estão previstas palestras, oficinas, rodas de conversas, vídeo debate abrindo espaços para a reflexão e discussão e assim, contribuir na prevenção de quedas.

Segundo pesquisa realizada pelo Sesc São Paulo “as estatísticas apontam que 22% das quedas em pessoas idosas acontece justamente fora de casa e que no Brasil, 30% das vítimas de atropelamento são idosos. Entretanto, ficar em casa não previne quedas, pelo contrário, é o movimento e o exercício do viver pleno que ativa nossos corpos para que possamos realizar as atividades cotidianas. Quanto mais isolamento, maior são as chances de cair, pois a imobilidade pode trazer a perda do equilibro e da agilidade na vida diária”.

De acordo com pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Ministério de Saúde, idosos envolvidos em projetos de exercícios físicos com duração entre dez semanas a nove meses mostraram uma redução em 10% da probabilidade de queda entres os que se exercitam, em comparação com sedentários e que o treinamento específico para equilíbrio motivou uma redução de 25% de quedas.

Em Jaraguá do Sul, o tema será tratado no dia 19, às 9h15min e também às 15h15min, como também nos dias 20 e 21 de agosto, sempre com o foco da prevenção de quedas para pessoas acima de 60 anos, que receberão informações importantes para o seu dia a dia.

Por

Notícias relacionadas

x