Educação

Polpa de banana verde incluída na merenda escolar da rede municipal

Novidade na alimentação escolar do município jaraguaense, a biomassa de banana consiste em uma preparação feita com polpa de bananas verdes cozidas. A biomassa entrará no cardápio escolar adicionada aos pães, bolos, preparo de molho, feijão, polenta, sucos e vitaminas.

26/09/2019

Por

A Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul homologou na última terça-feira (24) o Pregão Presencial 146/2019 para a aquisição de 2.720 kg de polpa de biomassa de banana verde e bolo pronto de cacau com biomassa, que serão incluídos na merenda escolar da rede municipal de ensino. De acordo com a coordenadora de Alimentação Escolar, a nutricionista Ionara Laiz Verdin Camargo, esse pregão também envolveu a compra de 3.145 kg de polpa de morango e alimentação especial para alunos com restrições alimentares.

Ionara Camargo informa que a biomassa entrará no cardápio escolar adicionada aos pães, bolos, preparo de molho, feijão, polenta, sucos e vitaminas. Já a polpa de morango será usada em sucos, bolos e vitaminas. Os produtos, que serão fornecidos entre outubro e dezembro deste ano, começam a ser entregues nas unidades de ensino na próxima semana, mas o bolo pronto já estará na merenda de alguns centros de educação infantil nessa quinta-feira (26).

Novidade na alimentação escolar do município jaraguaense, a biomassa de banana consiste em uma preparação feita com polpa de bananas verdes cozidas. Ionara explica que o produto “possui um amido resistente, que é uma espécie de fibra que o aparelho digestivo não consegue digerir e que serve de alimento para as bactérias benéficas do intestino, contribuindo para o desenvolvimento de uma microbiota intestinal saudável”. Entre os principais benefícios da biomassa, a nutricionista cita: melhora do trânsito intestinal; prevenção de infecções intestinais; melhora da imunidade; controla a glicemia; prevenção de diabetes; redução dos níveis de colesterol; fonte de vitaminas do complexo B, vitamina A, fósforo, magnésio, cálcio, potássio e fibras.

INVESTIMENTO – Ionara Camargo acrescenta que nesse Pregão foram adquiridos 16 itens, representando um investimento de R$ 216.865,90. Destacando que as aquisições de alimentos nessa modalidade envolvem recursos próprios da Secretaria de Educação, ela lembra que mais R$ 2.031.505,47 foram aplicados na compra de outros 105 itens por meio de outro Pregão Presencial realizado no fim de 2018 para serem entregues nas unidades escolares de janeiro a dezembro deste ano.

 

Notícias relacionadas

x