Geral,Turismo

Parque Ambiental da Inovação une a natureza com opções de lazer

Desde março de 2018 a cidade conta com um Parque Municipal Ambiental “Parque da Inovação”, criado por lei com área total de 212.455,60m², sendo uma porção destinada à preservação, especialmente nas áreas de encostas e nascentes, e outra ao lazer. A área total é de 212.455,60m². Está em fase de construção e bem adiantada.

O "Parque da Inovação" tem por objetivo promover a preservação ambiental e oferecer espaços verdes para propiciar recreação, lazer, cultura e atividades esportivas à população. A lei diz que poderão ser instalados viveiros de plantas e orquidários, áreas de lazer, quadras esportivas, ciclovias, pista de corrida, entre outros equipamentos de lazer, de acordo com projeto específico elaborado por profissionais capacitados.

 

Isso, efetivamente, está acontecendo, obras que devem estar concluídos até o final de 2020. Quando pronto, a área pública representará um investimento de R$ 4,8 milhões. Fica no final da Rua Cesare Valentini, Três Rios do Sul, onde fica o Centro de Inovação Novale Hub, Centro Up! e Instituto Senai de Tecnologia – Eletroeletrônica, entre outros empreendimentos privados.  

As obras avançam dia após dia. O JDV conferiu no domingo, registrando as imagens. É simplesmente bela a transformação daquela área, que está ficando um verdadeiro jardim. É mais uma área de lazer que a comunidade ganha, com cerca de 50 mil m2 de área construída, que se agrupa à área de preservação permanente do entorno.

O QUE VAI TER?

O novo espaço terá academia ao ar livre, playground, lagos, campo de futebol gramado, tabelas de basquete, choupanas, caminho das flores, redário (choupana para dependurar as redes), quadra poliesportiva, quadra de areia multiuso, ciclovia, teatro ao ar livre, jardim sensorial e muita natureza.

Afora os atrativos, o Parque terá toda a estrutura para atender às necessidades do público como estacionamento, sanitários, bebedouros e bicicletário. Na entrada haverá uma guarita. O acesso será livre, mas haverá horário de abertura e fechamento para a preservação do patrimônio público.