Sem categoria

Padre Mathias completaria este mês 80 anos de ordenação

O registro dos 80 anos de ordenação e a celebração da primeira missa, no início de junho de 1939, é uma forma de homenagear o líder religioso que marcou a história de Guaramirim.

27/06/2019

Uma imagem digitalizada a uma família schroedense, integrante da coleção e acervo do Livro de Schroeder, ainda não publicado, de autoria do professor e historiador Ademir Pfiffer, registra um fato singular para a história de Guaramirim, a lembrança da ordenação sacerdotal e da primeira missa do Padre Matias (sem h) Maria Stein, havida nos dias 3 e 4 de junho de 1939.

Oitenta anos separam o acontecimento. A ordenação sacerdotal foi conferida na Catedral de Joinville por Dom Pio de Freitas, o bispo diocesano. O sacerdote, nascido na cidade alemã de Schneppenbach, retornou ao seu país após a ordenação e no início de novembro de 1949 regressou para assumir a função de secretário do bispo D. Pio de Freitas. Em 6 de dezembro do mesmo ano assumiu a paróquia de Guaramirim. Padre Mathias veio ao Brasil pela primeira vez em 1931, onde prosseguiu sua formação sacerdotal iniciada ainda na Alemanha, em 1923.

O registro dos 80 anos de ordenação e a celebração da primeira missa, no início de junho de 1939, é uma forma de homenagear o líder religioso que marcou a história de Guaramirim, podendo ser considerado, também, um empreendedor social, cultural e econômico, pela sua influência na cidade no período em que aqui atuou. Como também nas obras, ainda lembradas e guardadas na memória do povo de Guaramirim.

Por

Notícias relacionadas

x