Publicidade

PCH Itapocuzinho prestes a iniciar suas atividades

Foto: Divulgação

A Ribeirão Manso Energética informa a população do município de Jaraguá do Sul e da região conhecida como Rio Manso, que a PCH Itapocuzinho está com a obra finalizada, aguardando o parecer do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina - IMA para dar início as atividades de geração de energia. O enchimento no reservatório ocorreu no dia 25 de setembro de 2019, atendendo todos os requisitos legais ambientais e de segurança.

Nesta fase de operação será dada continuidade aos monitoramentos ambientais referentes à qualidade da água, fauna e flora, gestão ambiental e de resíduos além dos programas de educação ambiental junto à população local, e, a recuperação de áreas atingidas pelas obras.

Nestes locais já foram realizadas a semeadura de gramíneas, plantio de leivas de grama, de árvores nativas e ameaçadas de extinção, instalação de poleiros ecológicos e transposição de galharias, auxiliando na regeneração das áreas, assim como, gerando abrigo para a fauna.

Além disso, o empreendedor realizou doação de milhares de mudas nativas ao Comitê do Rio Itapocu, a fim de auxiliar na recuperação de trechos de APP ao longo de todo rio, contribuindo assim para um ganho ambiental a favor no meio ambiente e da comunidade.

Durante as atividades de construção da PCH Itapocuzinho não foram detectadas interferências significativas sobre a qualidade da água, fauna e flora local, provenientes da implantação do empreendimento.

Este cenário só foi possível em virtude da responsabilidade ambiental e das ações comprometidas por toda a equipe envolvida para a implantação do empreendimento.