Geral

Obras do trecho urbano da BR-280 são retomadas em Guaramirim

Foto: Arquivo/Divulgação

As obras de duplicação do trecho urbano da BR-280 estão sendo retomadas depois de uma breve paralisação devido às festividades de final de ano. Elas seguem em várias frentes de trabalho, inclusive o elevado, dentro do território de Guaramirim.

No total são 9,49 Km o trecho em obras, um sonho regional que mobilizou a comunidade do Vale do Itapocu, por meio da sua representação política e institucional.

Leia mais:

As obras de arte especiais já foram licitadas (mas houveram questionamentos de ordem técnica que estão sendo resolvidos) como a duplicação da ponte e do viaduto, passarelas para pedestres, além da passagem inferior próxima do trevo do relógio, que já está pronta e em fase de acabamento.

Com investimento de R$ 96,3 milhões, a duplicação do trecho estadualizado da BR-280 faz parte do programa Novos Rumos, do Governo do Estado.

A obra foi retomada em novembro de 2019 e compreende a duplicação de 9,49 quilômetros da rodovia.

O contrato prevê adequação, duplicação, melhoramentos e restauração da pista existente e obras de arte especiais no trecho entre a rodovia SC-108 (que vai para Joinville) e a Ponte do Portal, sobre o Rio Itapocuzinho, no limite entre Guaramirim e Jaraguá do Sul.

Segundo relatório divulgado no final de dezembro pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, por meio da Diretoria de Fiscalização de Obras de Infraestrutura, a terraplenagem estava em 75% e a pavimentação em 62%.

O valor da obra que está sendo executada pela Infrasul é de R$ 85.867.372,67, sendo que 52,8% já está pago. O trecho da duplicação, adequação e restauração é considerado desde a SC-108 (Rodovia do Arroz) no acesso a Joinville até a SC-416 (acesso a Schroeder) em Jaraguá do Sul.

Infrasul executa esta semana concretagem de pista do elevado

No documento do resumo da obra de duplicação do trecho urbano da BR-280, com o gráfico da medição e execução dos trabalhos entre o previsto e o realizado, consta que no dia 12 de janeiro - terça-feira - está prevista a relocação dos postes da rede da Celesc e a primeira grande concretagem da laje de uma das pistas do elevado do trevo principal.

No domingo, empreiteira contratada pela Celesc executava os serviços na região da Fameg. E nesta semana, também, está programada a finalização do asfalto em todo o trecho duplicado, inclusive da rotatória do relógio até a divisa com Jaraguá do Sul (Ponte do Portal).