Geral

Município vai ampliar plantio do manacá

Foto: Divulgação

Desde o ano de 2017 até agora, a Prefeitura de Jaraguá do Sul plantou cerca de 480 pés de manacá da serra pelas ruas da cidade. As árvores, que dão belas flores, já mudaram a paisagem de diversos pontos, como nas Ruas Venâncio da Silva Porto, José Meier, Bernardo Dornbusch, Domingos Rosa, Antônio Radke, Rinaldo Bogo, Walter Breithaupt e Avenida Getúlio Vargas.

Na próxima semana, outras 60 plantas do tipo serão colocadas no Parque Linear da Via Verde.
Existem diferentes espécies de manacás, o secretário de Obras e Serviços Públicos, Onésimo Sell, explica que a que está sendo plantada no município é do tipo chamado manacá-da-serra-anão, considerada uma excelente opção para o paisagismo urbano, pois não apresenta raízes agressivas, permitindo seu plantio em diversos espaços, desde isolado em calçadas, até em pequenos bosques em grandes parques públicos.

Seu crescimento é rápido, alcança de 2 a 4 metros de altura e é mais precoce, iniciando a floração com menos de meio metro. Sua floração ocorre no inverno, ao contrário da forma arbórea típica. ”Escolhemos por não atingir a rede elétrica e as raízes não serem agressivas à drenagem urbana. Na época da floração, a cidade fica ainda mais bela, colorida e humanizada" observa.

Cidade vai ficar mais florida e frutífera - Em maio, a Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente (Fujama) encerrou a licitação para compra de outras 28 mil mudas de árvores. Dessas, sete mil serão utilizadas na arborização urbana e outras 21 mil para recuperação da mata ciliar, um programa do Samae. As entregas irão acontecer durante o ano conforme cronograma de plantio.

Para embelezar a cidade foram escolhidas mudas de manacá, ipê roxo, ipê amarelo, pata de vaca e extremosa. Para as margens dos rios serão 15 espécies diferentes de árvores frutíferas.

A compra estava orçada previamente em R$ 287 mil, mas a equipe de licitação conseguiu efetivá-la por R$ 254 mil. Segundo Normando Zitta, presidente da Fujama, o investimento considera a necessidade de garantir maior qualidade de vida à população e cuidado com o meio ambiente.