Geral

Município conclui projeto de mirante com pórtico na Estrada Rio do Júlio

Foto: Divulgação

O Município de Schroeder apresentou ao Ministério do Turismo o plano de trabalho para a busca de recursos financeiros destinados à construção de um mirante com pórtico na Estrada da Serra do Rio do Júlio, obra integrada ao Projeto de Infraestrutura Regional inserida no roteiro Caminho dos Príncipes.

O pórtico contempla mirante suspenso medindo 166,80 m2 e cerca de 895 m2 de área para estacionamento, sem pavimentação, totalizando 1.062 m2 de intervenção. O projeto prevê postes de iluminação fotovoltaica no estacionamento e na via pública junto ao pórtico e iluminação direcionada à plataforma suspensa, que avista todo o vale do Bracinho, onde se localiza a estação de tratamento de água.

A Serra do Rio do Júlio interliga Schroeder com a Estrada Imperial Dona Francisca, caminho para Joinville e Campo Alegre. O projeto foi idealizado a pedido do prefeito Osvaldo Jurck, para dar ao município mais um atrativo turístico. São colaboradores da iniciativa o Colegiado da Instância de Governança do Norte de Santa Catarina, a Amvali e o Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi/Fameg).

Toda a fundamentação seguiu ao Ministério do Turismo no cadastramento da proposta. O projeto objetiva integrar Schroeder ao mercado do turismo. “O mirante da Estrada da Serra do Rio do Júlio será mais um produto turístico do Estado Catarinense, uma atração singular para atender à crescente demanda de turistas, um equipamento público com sustentabilidade para fomentar e comercializar o produto turístico regional”, consta no objetivo.

O investimento previsto é de R$ 881 mil, segundo os cálculos do orçamento. Com projeto definido e cadastrado no Ministério do Turismo, a ação agora é viabilizar os recursos para a construção que será buscada com a interferência da representação parlamentar, em Brasília.