Sem categoria

Mais 20 Redes de Vizinhos oficializadas. Agora são 74

Com isso, a cidade passa a contar com 74 Redes de Vizinhos, mas o objetivo é ampliar este número, segundo o coordenador

06/09/2019

Mais 20 Redes de Vizinhos foram oficializadas na noite de quarta-feira pelo 14ª Batalhão de Polícia Militar, durante reunião de sensibilização realizada no Grande Auditório do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul. Com isso, a cidade passa a contar com 74 Redes de Vizinhos, mas o objetivo é ampliar este número, segundo o coordenador, Capitão PM Antônio Benda Filho, que junto com o comandante do Batalhão, Tenente Coronel Márcio Leandro Reisdorfer, fez a apresentação.

Hoje são 2.605 residências monitoradas, onde os moradores, formando grupos, se comunicam via WhatsApp entre si e com a Polícia Militar, denunciando problemas eventuais de segurança pública dentro da área de abrangência. Cada grupo tem um gestor, que foram nominados e apresentados durante o encontro no Cejas. Segundo o Capitão Benda, todas as 433 pessoas integradas as 20 Redes de Vizinhos, foram previamente avaliadas pela Polícia Militar. “Esse envolvimento da comunidade é fundamental. Ela não é coadjuvante da segurança pública, ela é protagonista e faz parte da rede de prevenção”, observou.

O comandante Reisdorfer explicou que o Batalhão tem o braço operacional, que faz a atuação de campo e o braço preventivo, onde estão o Conseg, Proerd, Rede de Vizinhos, Rede Catarina e outros. “Segurança pública não cabe apenas a polícia, é preciso que a sociedade participe e um dos bons exemplos é a Rede de Vizinhos”, disse.

Ele mostrou números do IPEA relativos a 2017 que coloca Jaraguá do Sul como a quarta cidade mais segura do Brasil, no índice relacionado a homicídios. Citou que no ano passado aconteceram seis homicídios em Jaraguá e quatro até agosto de 2019. Mostrou também que no Brasil a média é de 30,8 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes e em Jaraguá, é 3,5 para cada 100 mil habitantes. “A nossa taxa é 10 vezes menor que a média nacional. Torcemos para que seja cada vez menor”.

Estatísticas da PM mostram redução de roubos e furtos

O índice de roubos e furtos em Jaraguá do Sul decresceram 19% no comparativo do primeiro semestre de 2018 para 2019. No ano passado foram 43 roubos e este ano 35, enquanto os furtos foram 387 e 314, respectivamente, no semestre. A Rede de Vizinhos, no entendimento do comandante Reisdorfer, do 14º Batalhão PM, faz toda a diferença. “Quanto mais Redes tiver, mais protegida fica a sociedade”, finalizou.

O Capitão Benda, que coordena as Redes de Proteção no âmbito do Batalhão, observou que a Rede de Vizinhos é uma ferramenta de governança e prevenção, onde grupos de moradores se auto protegem, denunciando sempre que houver alguma atitude suspeita na vizinhança e comunicando o fato à Polícia Militar.

“Hoje temos 74 Redes de Vizinhos oficializadas em Jaraguá do Sul. Queremos avançar mais. Massaranduba, que faz parte da 12ª Região de Polícia Militar, já está se aproximando de cem por centro de cobertura. Aqui talvez não chegaremos a tanto, pelo tamanho da cidade, mas temos condições de ampliar a área monitorada”, concluiu.

Por

Notícias relacionadas

x