Coronavirus

Médico será o primeiro a receber a vacina da covid-19 em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação/PMJS

Ao confirmar o início da vacinação em Jaraguá do Sul para esta semana, provavelmente na quarta-feira, o prefeito Antídio Lunelli anunciou também quem será o primeiro jaraguaense a ser imunizado

O médico Cristóvão Baptista, 61 anos, será o primeiro a receber a vacina contra a Covid-19 em Jaraguá do Sul. A escolha foi confirmada nesta segunda-feira (18), pela Secretaria Municipal de Saúde. Cristóvão Baptista é clínico geral e atua há 35 anos na região.

Leia mais:

Atualmente, atende no Pama, em unidades básicas de saúde, nos hospitais São José, Jaraguá, Unimed e no Detran. Além de ser um dos profissionais na linha de frente no combate à Covid-19, Cristóvão faz parte do grupo de risco, já que tem mais de 60 anos e é portador de hipertensão.

“Recebemos a confirmação do governo federal do início da vacinação com grande expectativa. Estamos há um ano travando esta batalha contra o coronavírus. Precisamos salvar vidas e voltar aos poucos à rotina. Os profissionais de saúde estão exaustos. Foram verdadeiros guerreiros. Terão nosso eterno reconhecimento”, disse Lunelli. 

Vacinação deve iniciar na quarta

A expectativa é que a vacinação comece na quarta-feira (20), assim que a Regional de Saúde autorizar a Prefeitura de Jaraguá do Sul a retirar as doses direcionadas ao município. “Ainda não se sabe a quantidade de doses, mas, de acordo com o Ministério da Saúde, os primeiros a receber serão os profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19”, diz o secretário municipal de Saúde, Alceu Gilmar Moretti. 

Ainda de acordo com ele, a intenção é dividir o primeiro lote, sendo aplicadas 50% das doses nesta etapa e os outras 50% serão reservadas para a segunda dose, que deve ocorrer duas semanas depois da primeira aplicação.

“Devido ao número de doses que receberemos, vamos imunizar primeiramente os profissionais da linha de frente, depois os idosos em asilos e depois o restante da população-alvo, conforme as orientações do Ministério da Saúde. Solicitamos que as pessoas aguardem informações sobre o andamento da campanha”, finaliza o secretário.

Jaraguá está preparada para dar seguimento a campanha de vacinação.

O prefeito Antídio Lunelli comemorou o início da vacinação e disse que Jaraguá do Sul está preparada para dar seguimento ao processo assim que chegarem as próximas remessas do imunizante.

“Neste momento a vacinação será feita nos hospitais e unidades que atuam estes profissionais da linha de frente, assim que chegarem as próximas doses, estaremos com nossas 22 unidades de vacinação prontas para receber a população de acordo com os públicos alvos determinado pelo Ministério da Saúde, temos as salas preparadas, temos vacinadores e insumos comprados com antecedência para dar um seguimento tranquilo a campanha de vacinação. É um momento importante que traz alívio, mas pedimos que a população continue seguindo as regras de prevenção”.