Lei que permite realização do teste de paternidade em parentes próximos do suposto pai entra em vigor
A nova lei altera um trecho da Lei de Investigação da Paternidade
19/04/2021
Já está em vigor a nova lei que permite a realização do teste de paternidade em parentes próximos do suposto pai. A lei foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (19).
Leia mais
- Central Covid 0800 de Jaraguá do Sul atende temporariamente no telefone 2106-8413
- Irmãos Rosá lançam livro sobre a história do bairro Santa Luzia
- Confira mais notícias em jdv.com.br
A nova lei altera um trecho da lei nº 8.650/1992 (Lei de Investigação da Paternidade), acrescentando a previsão de exame em parentes próximos.
Segundo o texto da lei, o teste em parentes consanguíneos poderá ser autorizado por um juiz caso o suposto pai tenha morrido ou não possa ser localizado. O exame deve ser feito “preferindo-se os [parentes] de grau mais próximo aos mais distantes”.
A proposta de se fazer o exame em parentes próximos do suposto pai tramitou por 12 anos no Congresso, tendo sido primeiro apresentada em 2009 pela então senadora Marisa Serrano (PSDB-MS).
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!
Notícias relacionadas
Enquete: Entenda o que é a PEC 6×1
O que á PEC 6×1 A Proposta de Emenda à Constituição (PEC), apresentada pela deputada Erika Hilton, tem como objetivo principal pôr fim à escalada de trabalho 6×1. O sistema atual é considerado prejudicial a qualdiade de vida do ser humano. Igualmente, a proposta inclui medidas adicionais,…