Brasil

Junho Laranja alerta para anemia e leucemia

O Instituto Nacional de Câncer estima 10.810 novos casos de leucemias para este ano

16/06/2021

Por

O mês de junho é marcado pela cor laranja no calendário da saúde para conscientizar as pessoas em relação à anemia e à leucemia, doenças relacionadas ao sangue. “A importância desta campanha é de se fazer um diagnóstico precoce. Durante a pandemia, as pessoas pararam de fazer os seus exames de prevenção, que são extremamente importantes. Estamos recebendo os pacientes no consultório com doenças muito mais graves do que costumávamos receber”, alerta a hematologista Maria Cunha Ribeiro Amorelli, que atende na clínica AngioGyn, em Goiânia.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 10.810 novos casos de leucemias para este ano, sendo 5.920 homens e 4.890 mulheres. Este tipo de câncer do sangue tem início na medula óssea, quando os glóbulos brancos passam a se desenvolver em excesso e deixam de realizar sua função correta, que é proteger o organismo contra vírus, bactérias, dentre outros perigos.

Existem mais de 12 tipos de leucemia e o tratamento envolve quimioterapia e transplante de medula óssea. Já em relação à anemia, a hematologista explica que é uma doença bastante comum e pode ter origem genética ou ser adquirida por deficiências nutricionais.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x