Esportes,Geral,Jaraguá

Jaraguaenses vencem categorias Sport e Open no campeonato catarinense de parapente

Foto: Divulgação/PMJS

O tempo colaborou com os pilotos que participaram da primeira etapa do catarinense de Voo Livre, em Jaraguá do Sul, que aconteceu no fim de semana. 

Quem olhou para o céu, viu mais de 70 pilotos voarem ao mesmo tempo em busca de correntes de ar que os levassem aos pontos obrigatórios e estabelecidos para chegada. 

No sábado (20), o ponto obrigatório ficou nas proximidades da indústria Chocoleite, no bairro Rio Cerro II e no domingo (21), o campo de pouso foi no Jaraguá Clube de Voo Livre, no bairro Ilha da Figueira. 

Leia mais

O jaraguaense Caio Henrique Buzzarello, de 20 anos, foi o vencedor da categoria Open, chegando em segundo lugar no sábado e, em primeiro, no domingo. 

“Buscamos locais com infraestrutura para nossos voos e Jaraguá do Sul está entre as preferidas dos pilotos paranaenses. A sintonia existente entre a Federação Catarinense de Voo Livre, o  clube local e o poder público é fundamental para o desenvolvimento do esporte”, explica a  presidente da Federação Paranaense, Raquel Venceslau.

A prova consiste em percorrer uma distância, com ou sem ponto de contorno, a partir de uma faixa virtual aberta em horário determinado. Os pilotos inscritos decolam na janela de horário e aguardam o início. 

Neste momento, muitos voam em círculo em busca de altitude e condições de vento. Iniciada a prova, percorrem os pontos com gravação da rota no Sistema de Posicionamento Global (GPS). É considerado vencedor da etapa, que dura até duas horas, o piloto que primeiro cruzar a faixa do pouso.

Vencedores 

Categoria Start

1 -  Adriano Baader (Blumenau-SC);

2  - Theilor Junior Taiariol;

3  - Conrado Buhrer (Florianópolis-SC).

Categoria Sport

1 - Anderson Xavier de Almeida;

2 - Anna Darchenkova (Paulo Lopes-SC);

3 - Marcos Zeni (Jaraguá do Sul-SC).

Categoria Serial

1 - Ronnie Koerich (Curitiba - PR);

2 - Thomas Milko (São Paulo-SP);

3 - Hilton Benke (Curitiba-PR).

Categoria Open

1 - Caio Henrique Buzzarello (Jaraguá do Sul-SC);

2 - Ronnie Koerich (Curitiba-PR);

3 - Helton Machado Kraus (Palhoça-SC).

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!