Esportes

Jaraguá é Capital Nacional dos Atiradores de fato e de direito

Foto: Divulgação

A cidade é, reconhecidamente, a Capital Nacional dos Atiradores. Pode não ter o maior número de clubes de tiro esportivo do Brasil, mas tem a maior festa e a segunda maior do mundo. Só perde para a original, na Alemanha. A proposta do título, aprovada recentemente na Câmara dos Deputados, segue para o Senado. É de autoria do deputado federal Rogério Peninha Mendonça. Além de ser a sede de 30 edições da Festa dos Atiradores, a cidade é detentora de 11 títulos gerais do troféu Armas Longas dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) e de 118 medalhas conquistadas na mesma competição, desde 1993.

Há, na modalidade, histórico de quebra de recordes por atletas que representam Jaraguá do Sul em competições estaduais, além de convocações para a Seleção Brasileira, Pan, Sul e Ibero-americanos, 19 participações em Copas Mundiais, duas em Campeonatos Mundiais, dois Campeonatos das Américas e um pré-olímpico. Todas as referências do tiro esportivo passam por Samuel Leandro Lopes. É ele o técnico de quase 40 atiradores de armas longas, todos ligados ao Clube Atiradores Jaraguá (CAJ), que treinam periodicamente na Sociedade Aliança.

O clube conta com os três tipos de estandes necessários: de 50, 10 e sete metros. Muitos atiradores, assim como Lopes, são oriundos dos diversos Clubes de Tiro espalhados pela cidade. “Eu fui apresentado ao esporte no extinto Clube Marechal Rondon”, lembra. Com 12 anos, em 1991, representou a cidade, pela primeira vez, no Campeonato Catarinense. Já em 1995, Jaraguá do Sul é inserida no cenário dos campeonatos brasileiros. Na época com 16 anos, Lopes sagrou-se o campeão individual mais jovem na prova de carabina deitado dos Jasc, em Rio do Sul. A partir daí, em todos os anos, há conquistas mais importantes como o pentacampeonato Brasileiro e o tricampeonato Sul-Americano. A expectativa para 2020 é a realização dos Jasc na cidade, o que deve proporcionar a construção de um estande de tiro no Parque de Eventos.