Geral

Jaraguá do Sul participa da Semana Lixo Zero 2020 que tem ampla propagação; veja como participar

Foto: Divulgação

A 2ª Semana Lixo Zero de Jaraguá do Sul ocorre de 23 de outubro a 1º de novembro, se juntando a mais de 130 cidades que organizam a ação, simultaneamente.

O evento é coordenado em nível local pelo Jaraguá Zero Lixo em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil, idealizador da iniciativa.

 

LEIA MAIS

O Instituto Lixo Zero Brasil criou a Semana Lixo Zero em 2010, e desde lá diversos municípios realizam ações que visam engajar, conectar, multiplicar e empoderar a sociedade em prol de uma cultura com cada vez menos lixo

Neste ano, a Semana Lixo Zero tem como tema “Lixo Zero Inspira Minha Cidade”, onde cada ação e cada indivíduo tem o potencial de fazer diferente e inspirar toda a sociedade para viver uma vida mais sustentável e consciente.

Como funciona?

A Semana Lixo Zero é composta por ações realizadas por diversos atores locais que trabalham a temática lixo zero de alguma forma. Todas as ações são gratuitas e a maioria delas, online.

É importante ressaltar que a Semana Lixo Zero é uma plataforma de mobilização social, e depende da participação e do protagonismo dos seus participantes.

Durante toda a Semana Lixo Zero acontecem:

  • Campanha de Conscientização Lixo Zero Leve sua Sacola e EcoBag e concorra a 1 kit de cosméticos naturais veganos da Harmoniza Cuidados Naturais. Onde? Lojas da Sabores & Grãos na Vila Nova, Barra e Shopping.
  •  Campanha de recebimento de tampinhas plásticas e lacres de alumínio convertidas para a Gang dos Patinhas Poverellos, organização protetora dos animais independente que busca adoção responsável. Onde? Romero Training, rua Manoel Luís da Silva.
  • Recebimento de esponjas encaminhadas ao programa TerraCycle e de tampinhas plásticas convertendo em prática de natação para crianças na cidade. Onde? Restaurante Mãejerona, rua Augusto Mielke, nº 184, no Baependi.
  • Campanha Força do Lacre - recebimento de lacres de alumínio convertidos em cadeiras de rodas. Onde? Sesi e Senai.
  • Campanha de recebimento de tampas plásticas convertidas em doação de caixas de leite para famílias em vulnerabilidade da nossa região. Onde? Sesi e Senai.
  • Programa Novos Caminhos - coleta de computadores e smartphones para manutenção e doação a alunos carentes da rede pública. Onde? Sesi e Senai.
  • Recicla CDL recebe descarte de lixo eletrônico. Pontos de coleta: na própria CDL, na Católica
  • SC, IFSC (Centro), Lecimar, Sipar, Unisociesc e Weg.
  • Programa CDL para coleta de lâmpadas, em parceria com a empresa Reciclus. Pontos de coleta: lojas Balaroti, Ceigon Materiais Elétricos, Breithaupt (Centro e Barra), Comercial Haveg, Conti Elétrica, Figueira Material de Construção, Franzner Material de Construção, Geraluz, Lunelli Materiais Elétricos e Marmil Distribuidora.
  • PEV, Ponto de Entrega Voluntário - recebe resíduos diferenciados que não são coletados com a coleta seletiva, como móveis, restos de madeiras, vidros, metais, eletrodomésticos, eletrônicos, pneus e outros itens recicláveis. Onde? rua Leocádio Rodrigues, no bairro Vila Lenzi, próximo à Arena Jaraguá.
  • Campanha Doe um Vidro e Ajude um Animal com recebimento de vidros de conserva e garrafões de vinho. Onde? Coleta em casa agendada pelo WhatsApp (47) 9 9644-9386 ou entregas na Mecânica Taió na Ilha da Figueira, Agropecuária Alegri no Chico de Paula, Agropecuária Martins na Vila Lalau e na ONG Ame Animais, no Água Verde.