Geral,Jaraguá ,Política

Jaraguá do Sul completa 87 anos nesta sexta-feira

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (26), Jaraguá do Sul completa 87 anos de emancipação político-administrativa, marcado pela assinatura do decreto estadual 565, de 26 de março de 1934, pelo interventor federal Aristiliano Ramos. Até então era Intendência, ligada a Joinville. A instalação do novo município aconteceu no dia 8 de abril do mesmo ano.

Era conhecido apenas como Jaraguá e somente em 1943 ganhou o sufixo do Sul. A emancipação não é comemorada, apenas a data de fundação, em 25 de julho (1876). No entanto, nos últimos anos, a Câmara de Vereadores tem realizado sessões especiais para homenagens, o que não aconteceu em 2020 e tampouco acontecerá este ano, por conta da excepcionalidade da calamidade pública internacional da Covid-19.

Leia mais

 

O registro de algumas datas históricas, no entanto, não pode deixar de ser feito. Na instalação do município, em 8 de abril de 1934, foi dada a posse ao prefeito provisório, José Bauer, assim como aos membros do Conselho Consultivo, respectivamente Ernesto Czerniewicz, João Marcatto e João Crespo.

A Câmara Municipal foi instalada oficialmente em 21 de abril de 1936. Naquela data foram empossados os primeiros vereadores eleitos por Jaraguá do Sul: Emmanuel Ehlers, Ricardo Gruenwaldt, Waldemar Grubba, Francisco Mees, Arthur Müller e Ignácio Salomon.

Ricardo Gruewaldt foi o primeiro presidente.

Curiosidades marcam a história do Poder Legislativo

Algumas curiosidades marcam a história do Município. A primeira legislatura da Câmara foi instalada em 21 abril de 1936, contudo, os trabalhos foram paralisados em 1937, por ocasião do Estado Novo - regime político instaurado por Getúlio Vargas e que vigorou até 1946 -, e também pela Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Foi somente em dezembro de 1947 que os trabalhos foram retomados.

Por 52 anos, a sede da Câmara funcionou junto à prefeitura, no período de 1936 a 1986, dividindo o espaço com o Poder Judiciário, no segundo piso onde hoje é o Museu Emílio da Silva. A desvinculação ocorreu em 1987, ocasião em que a Câmara passou a ocupar espaço independente, no Edifício Ana Ricobom Barbi, localizado na rua Expedicionário Gumercindo da Silva, número 161, ao lado do Hotel Itajara.

Em maio de 2000 a Câmara instalou-se na atual sede, na Avenida Getúlio Vargas. O imóvel foi adquirido da Associação Empresarial. Hoje é acanhada pela estrutura que tem. Uma nova sede está projetada para ser construída no Bairro Vila Nova, mas a sua construção tem sido protelada em sucessivas legislaturas por conta da pressão popular e custo financeiro.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!