Jaraguá do Sul adquire mais 2 mil testes rápidos para o novo coronavírus
A aquisição está sendo feita via consórcio intermunicipal
25/05/2020
O secretário de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Alceu Moreti, anunciou nesta segunda-feira (25) que o Município irá adquirir mais 2 mil testes rápidos para detecção no organismo do novo coronavírus. A aquisição está sendo feita via consórcio intermunicipal e tem uma efetividade a partir do 8º dia de contágio.
“Algo que nos permite testar o maior número de pessoas possível, sintomáticas, fazendo com que possamos tomar as medidas mais corretas aqui na nossa cidade”, destaca o secretário.
Leia mais:
- Procurando estágio? Samae abre vaga para estudantes de Pedagogia em Jaraguá do Sul
- Coronavírus afeta os mais jovens entre 30 a 39 anos em Jaraguá do Sul
- Carlos Moisés é alvo de chacotas na Assembleia Legislativa
Dos 2 mil kits adquiridos pelo Município boa parte está sendo utilizado no Pronto Atendimento Médico Ambulatorial (Pama 1) no bairro Czerniewicz. “Até o momento foram realizados 42 testes para pessoas sintomáticas – com sintomas gripais. Destes, seis testaram positivo para Covid”, explicou a gerente de Saúde, Fabiane Silva.
Segundo ela, ao se adotar este critério evita-se o risco de se ter um falso caso negativo”, argumentou.
Fabiane explica que o RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction), é considerado o padrão-ouro no diagnóstico da COVID-19, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada, preferencialmente obtida de raspado de nasofaringe.