Geral,Política

"JDV em Foco" vai entrevistar candidatos a prefeito da região

O JDV (Jornal do Vale do Itapocu) está realizando um projeto nunca antes realizado na história das eleições no Vale do Itapocu. Por meio do programa "JDV em Foco", está sendo preparado o Especial "Eleições JDV 2020", em que será aberto espaço para os candidatos a prefeito de Jaraguá do Sul, Schroeder, Guaramirim, Corupá e Massaranduba exporem ao vivo as suas propostas, individualmente, em programas com datas e horários já definidos, em formato de live, porém desta vez, os proponentes não irão responder às perguntas do público, apenas e exclusivamente da equipe de jornalismo do JDV. 

São 18 candidatos a prefeito e 15 deles, por meio de seus representantes, participaram na noite de sexta-feira (2) de reunião e sorteio na redação do JDV, quando receberam as regras de participação e assinaram documento de recebimento e concordância. Três candidatos não enviaram representantes e ficarão de fora das apresentações: Adriano Kath (PSDB/Schroeder), Ivo Konell (PRTB/Jaraguá do Sul) e Fernando da Silva (MDB/Guaramirim).

Era regra a participação na reunião para tomar parte nas entrevistas individuais. Não se trata de debate. Houve o contato preliminar com candidatos e ou assessorias, todos concordando em mandar representantes para a reunião, tratamento isonômico, como tem sido sempre a postura e a conduta do JDV.

A ordem das entrevistas ficou estabelecida durante sorteio na transmissão ao vivo do "JDV em Foco" e pode ser conferido no Facebook do jornal. Primeiramente cada qual recebeu um número e posteriormente retirou da urna o cartão com a data da entrevista e o horário. A entrevista para expor a plataforma de governo terá 30 minutos, ao vivo, sem edição, com mais 5 minutos para considerações finais.

Serão nove datas, com duas entrevistas cada, iniciando no dia 9 de outubro, sexta-feira, e terminando no dia 6 de novembro, respeitando as regras eleitorais. Será dado tempo e tratamento iguais para todos os candidatos que compareceram à reunião e se interessaram em participar.

O JDV entende que é um momento importante para a democracia a escolha dos futuros prefeitos e que as entrevistas com os candidatos é uma oportunidade para os eleitores dos cinco municípios conhecerem melhor quem são eles e as suas propostas.

 

Programas serão todos ao vivo, mas sem a interação do público

Sobre o não encaminhamento de representantes de três coligações e ou partido isolado, o JDV não recebeu nenhuma comunicação oficial antes do sorteio. Um dos itens das regras diz que "a chapa que, embora convidada, não comparecer neste dia (2/10), perderá seu direito de participar da série de entrevistas, não sendo possível incluí-lo a posteriori sem a vida concordância dos demais candidatos a prefeito de seu município".

O contato foi feito durante a semana passada com todos os 18 candidatos a prefeito e ou assessorias. As perguntas aos candidatos serão sobre educação, segurança pública, turismo, cultura, desenvolvimento econômico, habitação e assistência social, saúde, funcionalismo público, agricultura, esporte e lazer, urbanismo, obras e infraestrutura, trânsito e mobilidade urbana.

Os candidatos, sem conhecimento prévio das perguntas formuladas pelos jornalistas do JDV, poderão escolher cinco temas principais para responder, sendo que as demais serão feitas pelo entrevistador de forma sortida, observados o tempo de 30 minutos previamente ajustado.

As perguntas serão padronizadas para os candidatos de cada município, respeitando as peculiaridades da realidade local enfrentada.

Não haverá a participação do público, os comentários dos eleitores na live não serão respondidos pelo candidatos durante a transmissão, como de costume. Todas as entrevistas ficarão disponibilizadas no Facebook do JDV, pelo tempo permitido pela empresa.

As regras com as assinaturas dos representantes das coligações e ou partidos isolados, serão apresentados para conhecimento dos Cartórios Eleitorais de Jaraguá do Sul e Guaramirim.

 

Calendário das entrevistas foi definido por sorteio

 

O candidato do PSD de Schroeder, Jair Bridaroli, será o primeiro entrevistado, no dia 9 de outubro, sexta-feira, às 19h, e os últimos, no dia 6 de novembro, Sésar Tassi (MDB Massaranduba) às 19h e às 19h45min, Moacir Zamboni (PDT/Schroeder). Veja o cronograma abaixo: