Cultura,Geral,Jaraguá

Inovação e renovação cultural não param em Jaraguá do Sul

Foto: Camila Silveira Rosa

Camila Silveira Rosa

Jornalista apaixonada por cultura e segurança pública

Na manhã de terça-feira (8), ecoou no espaço panorâmico da Sociedade Cultura Artística (Scar) de Jaraguá do Sul, os parabéns cantados de forma uníssona por cerca de 20 pessoas em comemoração aos 65 anos da jovem senhora.Por causa da pandemia, o tradicional corte de bolo foi restrito aos colaboradores, diretoria e conselho administrativo. 

Leia mais

A entidade, que ao longo dos anos passou por diversas transformações, não para. No ano passado, por exemplo, a identidade visual da Scar foi toda renovada, englobando todos os núcleos de produção artística e projetos culturais. 

E, nesse sentido, a diretora-executiva Edilma Lemanhë, afirma que a Scar é a renovação de um sonho que começou em 1956 e nunca parou. 

"A Scar continua viva, pujante e o sonho nunca se acaba. Ela é um marco no seu tempo e por isso, uma jovem senhora que continua com aulas on-line, com apresentações e agora com o estúdio audiovisual", comenta. 

Emocionando, o voluntário de muitos anos e atual presidente do Conselho Administrativo da entidade, Gilmar Antônio Moretti, diz que essa comemoração é importante. 

"Ter essa sensibilidade artística durante 65 anos, junto a uma comunidade é muito emocionante".

Para ele, o grande avanço da Scar foi a criação do Conselho de Administração, onde as decisões são tomadas de acordo com o pensamento de cinco pessoas. 

 "A Scar vem se renovando e esse modelo de gestão compartilhada poucas entidades culturais tem. O Conselho dá suporte para as decisões da diretora-executiva", destaca. 

Em seu discurso, Moretti ressaltou que uma das contribuições da Scar é deixar o mundo diferente.

"Não conseguimos medir os corações e as sensibilidades transformadas através da cultura. Conseguimos medir o número de pessoas que veem os espetáculos, que circulam pelos corredores, mas as transformações não".

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!