Guaramirim confirma o Centro de Reabilitação do pós-Covid
A secretária de Saúde, Cheila Rohweder, explica que estão sendo adquiridos os equipamentos necessários para o espaço
13/05/2021
Essa é uma iniciativa inovadora na região, principalmente no que diz respeito a reabilitação cardiorrespiratória, e que vem ao encontro à uma demanda crescente, visto que inúmeras pessoas ficam internadas em estado grave pela Covid-19 e precisam de acompanhamento amplo com auxílio da fisioterapia para a sua recuperação.
Leia mais
- Vereador pede um centro de reabilitação pós-Covid em Guaramirim
- Fundo Covid permite dobrar capacidade de atendimento do hospital Santo Antônio de Guaramirim
- Confira mais notícias em jdv.com.br
O espaço, que será implantado nas dependências da secretaria de Saúde de Guaramirim, é voltado para atender os pacientes que apresentam sequelas do coronavírus e cardiorrespiratórias e que necessitam de reabilitação por meio dos exercícios de fisioterapia.
A fisioterapeuta da secretaria de Saúde, que desenvolveu o projeto, Andressa Schmidt explica que o acompanhamento com o profissional da fisioterapia busca atender as necessidades do paciente, trabalhando em prol do restabelecimento do seu estado de saúde e evitando sequelas.
Além disso, há uma parceria com médico cardiologista e pneumologista para este Centro de Reabilitação.
“A reabilitação cardíaca, por exemplo, é uma especialidade que não temos na região, e agora oferecendo pelo SUS poderemos dar um tratamento de reabilitação individualizado de acordo com as necessidades do paciente, levando em consideração suas comorbidades e buscando sua melhora”, enfatiza.
Para pacientes que foram vítimas da Covid-19, ela explica que a reabilitação deve ter como objetivo aliviar os sintomas da dispneia, função física e qualidade de vida e reforça a importância do trabalho de equipe multiprofissional, melhorando assim a participação do paciente na reabilitação.
A secretária de Saúde, Cheila Rohweder, explica que estão sendo adquiridos os equipamentos necessários para o espaço, conforme levantamento da equipe técnica da Saúde, para que em cerca de 30 dias o local seja aberto.
“Já adquirimos esteira, bicicleta ergométrica, CPAP e agora aguardamos a chegada de dois equipamentos para podermos abrir o espaço”, diz.
Na semana passada o vereador Marcelo Deretti teve aprovada indicação à implantação do Centro.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!