Guaramirim 72 anos: Economia pulsante
O saldo positivo na geração de empregos é resultado de uma série de medidas para manter a economia ativa
28/08/2021
O saldo positivo na geração de empregos é resultado de uma série de medidas para manter a economia ativa, sobretudo para estimular o empreendedorismo e atrair novas indústrias e empresas para o município.
Leia mais:
- Guaramirim 72 anos: Como é bom viver e crescer aqui
- Planejamento busca o fortalecimento da Rota da Tilápia em Guaramirim
- Confira mais notícias em jdv.com.br
Para estimular a abertura de novos negócios, trazendo agilidade e desburocratizando os processos, uma das ações postas em prática recentemente foi a Sala do Empreendedor. O espaço funciona em parceria com o Sebrae e tem o objetivo de dar suporte para os micro e pequenos empreendedores de Guaramirim, com destaque para agilidade no processo de abertura dos novos negócios a partir da desburocratização de processos para emissão de alvarás de funcionamento.
A meta da equipe é reduzir o tempo de abertura des empresa para, no máximo, dois dias. Para isso, está realizando ações pautadas pela Lei Federal 11.598/07, que inclui a contratação de um projeto de desburocratização dos processos de abertura e a alteração e baixa de empresas. O primeiro alvará de funcionamento emitido com assessoria da Sala do Empreendedor foi do microempreendedor individual Humberto Vaz Raiter. Ele recebeu acompanhamento e auxílio da sala durante todo o processo, do início até a sua efetivação.
O prazo para abertura de empresas em Guaramirim caiu de 38 dias para, em média, 12 dias. Na Sala do Empreendedor já foram contabilizados mais e 1400 atendimentos, incluindo consultorias do Sebrae e de instituições financeiras e contábeis.
Ao mesmo tempo, apenas em 2021, o município registrou 272 pedidos de abertura de novas empresas, número que mostra a confiança e a vontade que a população tem de crescer junto com Guaramirim. Desejo este correspondido através de programas de incentivos como o Programa de Microcrédito de Guaramirim (ou Programa Juro Zero), lançado em dezembro de 2020, que empodera os empreendedores para que eles possam investir e ver seus sonhos se tornarem realidade.
Como funciona: através do Programa de Microcrédito, os microempreendedores individuais (MEI) podem solicitar financiamentos de até R$ 3 mil e os empreendedores individuais (EI) de até R$ 5 mil. Os valores podem ser pagos em 12 parcelas, sendo que as dez primeiras são referentes ao montante emprestado e as duas últimas os juros correspondentes – podem vir a ser quitados pela Prefeitura, conforme contrato e pagamento das demais parcelas antes do vencimento. Até o momento, 118 empresários foram atendidos pelo programa de facilitação de crédito.
Texto: Carolina Raquel Veiga
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!
Notícias relacionadas
Santa Catarina conta com 14 polos industriais em diferentes regiões
Reconhecido como um estado internacionalizado, Santa Catarina tem 14 polos industriais de destaque internacional. A região Sul do Brasil se destaca nacionalmente por ter a maior participação da indústria de transformação entre as atividades industriais. Cada estado possui 14 polos de inserção internacional, de acordo com o estudo dos Polos…