Geral

Gráfico: veja a evolução de casos de coronavírus em Jaraguá do Sul

Até o fechamento desta reportagem, já são contabilizados 163 mil infectados em todos os estados do Brasil e mais de 11 mil mortes no país.

11/05/2020

Quando em dezembro de 2019 começaram a surgir os primeiros casos do novo coronavírus na China, o Brasil não imaginava viver os impactos da pandemia três meses depois. 

Até o fechamento desta reportagem, já são contabilizados 163 mil infectados em todos os estados do Brasil e mais de 11 mil mortes no país. 

A maioria das vítimas são idosos acima de 60 anos e pessoas que possuem alguma doença crônica. 

Leia mais:

Mas o surgimento do Covid-19 inicia muito antes quando os primeiros casos ocorreram entre 12 e 29 de de dezembro em Wuhan, capital da Província Hubei, na China. 

No dia 2 de março de 2019, dois biólogos chineses publicaram um artigo científico que não houve muita repercussão por parte das autoridades. Segundo a pesquisa, eles diziam que “É altamente provável que surtos futuros de coronavírus se origem de morcegos, e há uma probabilidade maior de que isso ocorra na china”

E a previsão estava certa. Em menos de dez meses, o mundo conhecia uma nova gripe respiratória, intitulada do novo coronavírus (Sars-Cov-2). 

Leia mais:

No Brasil, a doença acendeu o alerta no dia 9 de fevereiro com a repatriação de 34 brasileiros que viviam  em Wuhan, epicentro do vírus. 

No dia 26 de fevereiro, houve o primeiro caso confirmado no Brasil. Um paciente de 61 anos que viajou à Itália.

No dia 11 de março, a Organização Mundial decretou pandemia da COVID-19 e no dia 17 de março ocorre a primeira morte. A vítima foi um homem de 62 anos que tinha histórico de diabetes e hipertensão.

Impactos em Jaraguá do Sul e região

Com a evolução dos casos pelo mundo, era inevitável que Santa Catarina também sentisse os efeitos da doença. Os primeiros casos foram registrados no dia 13 de março. 

Já no dia 17, o governo decretou situação de emergência devido aos casos de transmissão comunitária da doença. Ou seja, quando não é mais possível detectar a origem da infecção.

Você precisa saber:

No mesmo dia, o decreto 515/2020 proibiu a abertura de comércios por sete dias.

Em Jaraguá, o novo coronavírus chegou com a confirmação do primeiro caso no dia 20 de março. Trata-se de um homem de 57 anos com histórico de viagem para o Paraguai e no dia 23 de março de uma mulher de 47 anos que não chegou a ser internada.

Assim como em todo o estado, o municipio manteve o comércio fechado até o dia 12 de abril, voltando com as atividades economicas de forma gradual no dia 13. No entanto, uma série de medidas para evitar o contágio da covid-19 foi decretado pelo governo municipal, como a utilização de máscaras para entrar nos estabelecimentos. 

O pico de contágio em Jaraguá ocorreu no dia 30 de abril com a confirmação de quatro pacientes ciagnosticados em um único dia. Já no municipio de Guaramirim, a taxa de contágio ocorreu no dia 5 de maio com nove pacientes confirmados com a covid-19 em um único dia. 

A primeira morte ocorreu no dia 2 de maio. A vítima, identificada como Robson Grecco foi o primeiro paciente a testar positivo para Covid-19. 

Ao todo, Santa Catarina registra 3.429 casos confirmados e 65 mortes. 

Por

Notícias relacionadas

x