Governador de Santa Catarina reforça ao Ministro da Educação escola cívico-militar para Jaraguá do Sul
A meta do governo federal é implantar 216 escolas Cívico-Militares, até 2023, sendo 54 este ano
18/05/2021
O governador Carlos Moisés e o secretário de Educação de Santa Catarina, Luiz Fernando Vampiro, apresentaram ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, o panorama das atividades presenciais e demais ações da área em Santa Catarina. O encontro ocorreu na semana passada em Blumenau e incluiu outras demandas para o estado.
Leia mais
- Professores começam a ser vacinados contra a Covid-19 em Santa Catarina no dia 31 de maio
- Novo decreto para conter Covid-19 em Santa Catarina passa a valer nesta terça-feira
- Confira mais notícias em jdv.com.br
Entre as solicitações está o pedido de implementação de novas escolas cívico-militares em Santa Catarina nos municípios de Lages, Jaraguá do Sul e Camboriú. Atualmente, Santa Catarina possui sete unidades escolares neste modelo, duas delas implantadas em 2020, três em 2021 e mais duas em fase inicial de adesão.
Além de destacar projetos do governo de Santa Catarina pela Educação e agradecer Milton Ribeiro pela parceria com o Ministério da Educação, o governador Carlos Moisés ressaltou a importância e o resultado da implementação das escolas cívico-militares.
“Esse modelo realmente tem dado muito certo em Santa Catarina. Havendo a possibilidade, o estado é parceiro para avançar neste projeto”.
A meta do governo federal é implantar 216 escolas Cívico-Militares (Ecim), até 2023, sendo 54 este ano. O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa.
Ele apresenta um modelo de gestão compartilhada entre o corpo docente e os militares, tanto da área educacional e didático-pedagógico, quanto na parte administrativa. O currículo e o conteúdo aplicados nas escolas são orientados pela Base Nacional Comum Curricular.
Jaraguá do Sul tem interesse em receber uma escola cívico-militar. Já no dia 11 de outubro de 2019, logo após o decreto que a instituiu, manifestou interesse.
Município manifestou interesse pela Ecim em várias ocasiões
Em 2020, o município reafirmou a intenção, mas não recebeu resposta. Houve também encontro com assessoria do deputado Fábio Schiochet e Gered, onde foram indicadas duas unidades escolares estaduais aptas a adotar o modelo, a Escola de Ensino Médio Lino Floriani e Escola de Educação Básica Alvino Tribess, em Três Rios do Norte e Vieira, respectivamente.
De acordo com o Ministério da Educação, para o ano de 2021 será priorizada a implantação de escolas em cada um dos estados e no Distrito Federal. Alguns municípios de SC já foram contemplados e Jaraguá do Sul reafirmou novamente em fevereiro que deseja a implantação de uma escola cívico-militar.
O município tem amplo desejo de contar com essa escola desde o primeiro momento e várias vezes manifestou interesse, em documento encaminhado ao Ministério da Educação. O prefeito Antídio Lunelli é defensor desse modelo de ensino.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!
Notícias relacionadas
Dia da Consciência Negra é marcada com exposição
Falar sobre o Dia da Consciência Negra na escola é importante para abordar temas como o preconceito e a diversidade étnico-racial em diferentes esferas da sociedade e ensinar sobre a importância da cultura africana na construção social e cultural brasileira. As pessoas comemoram o Dia da Consciência Negra em…