Geral

GeoPortal disponibiliza o novo traçado do contorno ferroviário

Foto: Divulgação

Está disponível para consulta no GeoPortal da Prefeitura o novo traçado do contorno ferroviário, importante documento executado por empresa contratada pelo Dnit e que serve de orientação e informação aos profissionais dos setores público e privado que trabalham com licenciamento ambiental e obra, parcelamento do solo, projetos de infraestrutura urbana e demais projetos de engenharia.

Conforme o diretor do Instituto Jourdan, Luís Fernando Marcolla, essas informações disponibilizadas no GeoPortal foram cedidas pela empresa Sysfer – responsável pelo Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental para implantação de Variante Ferroviária entre Jaraguá do Sul e Guaramirim. Representantes da empresa e do DNIT Ferroviário apresentaram o estudo aos prefeitos de Jaraguá do Sul, Guaramirim e Schroeder recentemente.

O sistema oferece opções de visualização do Contorno Viário da BR-280 (obra do Governo Federal em andamento), o Contorno Oeste (projeto concluído pelo Estado de Santa Catarina e apresentado em 2018) e o novo Contorno Ferroviário (estudo apresentado agora pelo Governo Federal).

Constam ainda informações como Zonas Especiais de interesse Ambiental, Helipontos licenciados e todo o sistema viário projetado, que foi atualizado e aprovado em 2018 na revisão do Plano Diretor de Organização Físico Territorial. Ele adianta que, em breve, serão incluídas as novas linhas de transmissão Curitiba/Blumenau da Copel e a de Corupá/Schröeder da Celesc, ambas em fase final de elaboração.