Política

Entenda o que é a micromobilidade proposta pelo vereador Reinke em Jaraguá do Sul

Foto: Arquivo/Divulgação

Vereador Jonathan Reinke (PODEMOS), apresentou na sessão de quinta-feira (4), proposta de implantação do projeto piloto de Micromobilidade Urbana para a cidade. 

A iniciativa consiste em criar condições e incentivos para que a população utilize meios de transporte urbano alternativos: bicicletas, patinetes, skate e até mesmo a pé, especialmente para o deslocamento de curtas distâncias, de forma viável e segura com a inserção de ciclovias, pistas de corrida e caminhada, travessias, ligações seguras entre pontos, entre outros.

Leia mais:

A proposta foi pensada para ter o menor impacto orçamentário em sua execução, tendo como preocupação inicial o uso da estrutura pública e equipamentos já existentes, como pavimentação, pontes, iluminação, ciclo faixas e outros.

O projeto está alinhado com a Política Nacional de Mobilidade Urbana, e tem potencial para melhorar a qualidade de vida de toda a população, além de diminuir o tráfego urbano e o impacto ambiental causado pelos veículos automotores. 

Projeto piloto iniciaria pela região da Barra do Rio Cerro

O projeto piloto do Circuito de Micromobilidade Urbana apresentado por Jonathan Reinke, compreende inicialmente a região da Grande Barra, entre os bairros da Barra do Rio Cerro, Jaraguá Esquerdo, Jaraguá 99 e Jaraguá 84 facilitando o acesso da população a escolas, unidades de saúde e áreas públicas da região. 

Além disso, propõe fomentar o comércio local – inclusive com a possibilidade de parcerias público/privado, tanto para execução quanto manutenção do projeto - incentivar a prática esportiva e atividades físicas em geral, desenvolver o turismo gastronômico e cultural local. 

O projeto piloto pode ser aplicado em todas as regiões do município. Foram apresentadas também, duas outras possibilidades de implantação da concepção proposta: entre os bairros Centro, Água Verde, Rau, Amizade, Czerniewicz, retornando ao Centro, e entre o Baependi, Vila Lalau, Centenário, Ilha da Figueira, Centro, retornando ao Baependi.