Geral,Jaraguá ,Trânsito

Entenda como vão funcionar os semáforos inteligentes em Jaraguá do Sul

Foto: Arquivo/Divulgação

Com investimentos de R$ 1,5 milhão, a Prefeitura, por meio da Diretoria de Trânsito deve realizar nos próximos meses a instalação de 20 semáforos inteligentes nos principais pontos de intercessão de trânsito da cidade.

A finalidade é melhorar o fluxo do trânsito uma vez que o sistema analisa o tráfego, se reprograma de forma automática e adapta o fluxo de veículos.

Leia mais:

Jaraguá do Sul conta com 65 semáforos instalados. A implantação do sistema foi pensada em 2019 e a licitação acabou impugnada, mas em 2020 a situação foi resolvida, existe empresa vencedora e cabe, agora, a instalação, conforme o diretor de Trânsito e Transporte, Gildo Martins Andrade Filho.

Ele acredita que com os semáforos inteligentes, a condição do tráfego vai mudar bastante, ficando mais tempo aberto onde existe maior fluxo, de forma automática. Eles não dependem de controle externo para variar a sua programação. Eles mudam, em tempo real e automaticamente, o seu método de funcionamento.

A adoção de semáforos inteligentes, de maneira geral, promove maior qualidade na circulação viária. Há estudos feitos no Brasil que apontam melhorias em torno de 20% a 30% no fluxo de tráfego.