Geral

É Fake que imunização da primeira brasileira a receber a vacina contra covid-19 foi encenada

Mensagens circulam pelas redes sociais dizendo que a enfermeira já havia tomados doses da Coronavac. Entenda

18/01/2021

Por

Circula pelas redes sociais uma mensagem que diz que a enfermeira Mônica Aparecida Calazans, a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid no Brasil, já tinha tomado doses da Coronavac e que a imunização foi encenada. 

A mensagem falsa se baseia em uma reportagem real, publicada no site do Conselho Regional de Enfermagem, em que Mônica fala sobre sua experiência como voluntária para os testes da vacina.

Leia mais:

Em nota, o Instituto Butantan afirma que Mônica de fato participou dos testes clínicos como voluntária mas recebeu placebo e não vacina.

“Isso foi comprovado porque, antes de ser vacinada, fez teste sorológico para Covid-19, que não detectou presença de anticorpos do vírus. Portanto são falsas as mensagens que acusam suposta encenação”, diz o Butantan.

Essa informação de que Mônica foi voluntária já estava publicada, aliás, nas reportagens sobre a vacinaçãoda enfermeira.

Mônica foi imunizada neste domingo (17), no Hospital das Clínicas, em São Paulo. O governo paulista aplicou a primeira dose da CoronaVac minutos após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial da vacina.

 

Receba as notícias do JDV no seu WhatsApp!

Notícias relacionadas

x