Eventos

Desfile terá coleções para pessoas pouco lembradas pela indústria

Foto: Divulgação

No sábado (6), às 19h, o Instituto Federal de Santa Catarina vai realizar na unidade do Centro de Jaraguá (Avenida Getúlio Vargas 830) o desfile beneficente "Usina Criativa", com coleções primavera/verão produzidas pelas formandas do curso técnico em Produção e Design de Moda.

O destaque do desfile deste semestre fica por conta da variedade dos públicos aos quais cada coleção foi pensada: noivas com nanismo, noivas cadeirantes, pessoas com síndrome de Down, mulheres com transtorno de ansiedade, mulheres que tiveram câncer de mama e fizeram mastectomia, geeks plus size, mulheres negras, chefes de cozinha, dragqueens, entre outros.

Pensando na falta de opções para alguns públicos como cadeirantes, pessoas com nanismo e até mulheres que fizeram mastectomia – cirurgia de retirada do seio –, as formandas do curso técnico em Produção e Design de Moda do IFSC Campus Jaraguá do Sul-Centro criaram 16 coleções que serão apresentadas num desfile beneficente no sábado (6).

O evento começará às 19h e os organizadores pedem que quem assistir ao desfile traga um quilo de alimento não perecível para ser doado à ONG Mãos Solidárias. Durante o desfile serão apresentados três looks de cada coleção, sendo um conceitual – que mostra as inspirações do estilista – e dois looks comerciais – mais próximos do que é encontrado em lojas e no cotidiano. Todas as coleções foram desenvolvidas para a estação primavera/verão.

Segundo a professora Ariela Porto, a escolha dos públicos ocorreu a partir de nichos identificados pelas formandas. “Elas perceberam as dificuldades que esses grupos encontram no mercado de moda e resolveram aprofundar suas coleções em cada um desses nichos”, conta.

Exposição de figurinos poder ser conferida no IFSC centro

Quem não puder comparecer ao desfile, mas tenha interesse de conhecer um pouco do trabalho desenvolvido pelas estudantes do curso técnico em Produção e Design de Moda do IFSC, pode visitar o campus do Centro até sábado (6) e conferir a exposição “Luz, Câmera, Ação!”, que traz looks inspirados em figurinos de filmes.

“São 14 trabalhos feitos pelos estudantes do terceiro módulo do curso técnico e baseados em releituras dos figurinos utilizados em cada obra”, explica a professora que coordena a atividade, Elisângela Manarim Guimarães. A exposição está no bloco A do campus e fica aberta à visitação do público das 8h às 22h. A visitação é gratuita.