Geral,Saúde

Defesa Civil alerta para frio intenso a partir desta quarta

Foto: Divulgação

Depois de um outono que não parecia outono e do inverno que começou quente, existe, enfim, a previsão de declínio acentuado de temperatura a partir desta quarta-feira (3) devido a entrada de massa de ar polar na Região Sul do Brasil, o que fez com que a Secretaria Estadual de Defesa Civil emite-se orientações para todas as regiões de Santa Catarina. Segundo o sistema de monitoramento Epagri/Ciram, o frio deve se estender até domingo (7). Nesta quinta e sexta-feira devem ser os dias mais frios, mas deve perder força já na próxima segunda-feira, projeta o diretor de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Hideraldo Colle, tomando como base o boletim emitido pelo Governo do Estado.

Segundo o boletim, o cenário meteorológico indica que este evento de frio será similar a dois eventos extremos ocorridos nos anos de 1981 e 1975. Em 1981 foi observado quatro dias seguidos com termômetros abaixo dos 10°C em SC e em 1975 o frio foi ainda mais intenso, com uma sequência de oito dias com temperaturas abaixo dos 10°C. Em situações como essa a Defesa Civil pede atenção principalmente com a população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias.

Entidades oferecem ajuda com roupas quentes e alimentos

Na Casa de Passagem em Jaraguá do Sul, onde são atendidas pessoas que chegam ao município e não têm onde ficar, são aceitas doações de cobertores, roupas e calçados de inverno, preferencialmente, masculinos. Além de servir para quem está abrigado, as doações podem auxiliar os andarilhos que procuram o local para tomar banho e vestir uma roupa quente. A Casa de Passagem fica na rua João Januário Ayroso, 1855 (próximo ao Estádio João Marcatto), no bairro Jaraguá Esquerdo, é possível entrar em contato por telefone através do 3371-1534 e 3370-0743. Além disso, diversas entidades de Jaraguá do Sul fazem campanhas para arrecadar roupas e alimentos a quem precisa. Na Igreja Matriz São Sebastião as doações são aceitas a semana inteira.

A distribuição, tanto de roupas como de alimentos, fica concentrada na terça-feira à tarde para quem mora nos bairros próximos. As outras pessoas que precisam podem procurar a igreja mais perto da sua casa. Para fazer parte da campanha da Igreja Adventista, o ideal é entrar em contato por meio do telefone 99159 5353, com Maria Gardenal. O Centro Assistencial Eurípedes Barsanulfo (Caeb), também organiza esse trabalho social. Nesta semana, doações de roupas e mantimentos foram levadas à aldeia Piraí. Quem quiser contribuir ou buscar ajuda deve procurar o local das 14 às 22 horas de segunda a sexta-feira. Na Igreja Luterana do Centro é possível levar doações todos os dias em horário comercial. O cadastro de famílias carentes acontece nas segundas a partir das 14 horas.

DOAÇÕES E AJUDAS

Casa de Passagem: Rua João Januário Ayroso, 1855, telefones 3371-1534 e 3370-0743

Igreja Adventista, fica atrás do Fort Atacadista (Rua Max Wilhelm), entrar em contato através do telefone 99159 5353

Caeb: na Rua 13 de Maio, 2438 - Amizade, telefone 3275-0001, funciona das 14 às 22 horas

Igreja Luterana: Rua Estheria Lenzi Friedrich, 62 - Centro, telefone 3371-7226

Igreja Matriz: doações podem ser levadas a semana inteira, distribuição acontece nas terças, telefone 3371-0321