Saúde

Covid-19: Ampliadas para 19 as vagas adulto na UTI de Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação

O Município tem registrado números crescentes de contagiados pelo coronavírus. Diariamente são divulgados os boletins com os casos confirmados, recuperados, em tratamento monitorado e óbitos. As informações completas estão disponibilizadas no Painel Covid-19 

Leia mais:

A Prefeitura e o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 tem atuado com ações para atender as demandas crescentes, como das UTIs. Segundo o prefeito Antídio Lunelli, a estrutura disponível nos Hospitais São José e Jaraguá, antes da pandemia, era de 40 leitos no total.

Com recursos da Prefeitura, foram implantadas estruturas para mais 10 leitos em cada hospital para atender pacientes da Covid-19. Ficaram, então, 10 leitos de UTI adulto no São José e 10 leitos de UTI infantil no Jaraguá, todos regulados pelo Estado.

Com o aumento da demanda por vagas, a Prefeitura intermediou de início mais quatro leitos de UTI adulto no São José (aumento de 40% da capacidade) e, agora, em acordo com Hospital Jaraguá, adaptou mais cinco leitos que a princípio estavam destinados para pacientes da ala infantil para atender adultos.

“Esses leitos aguardam regulação por parte do Estado, mas o Município se antecipou em atender a demanda, subsidiando estes 9 leitos, entendendo a urgência da situação. Atualmente, a ocupação dos leitos de UTI adulto (19 vagas) é de 100% e infantil (5 vagas) é de 20%. Já há tratativas para expansão da capacidade. Porém, se nossos números seguirem no ritmo crescente, nos próximos dias esses leitos serão também ocupados”, registra o prefeito Antídio.