Corupá

Corupá: Potenciais de desenvolvimento

Não é só banana que se produz em Corupá. As principais oportunidades são relacionadas a micro e pequenos negócios que atendam às demandas do mercado consumidor local e regional

07/07/2021

O Turismo é o setor que traz maior potencial de desenvolvimento para Corupá, privilegiada por um conjunto significativo de cachoeiras e Mata Atlântica. Tamanha exuberância em natureza dá ao município a possibilidade de se transformar em um importante destino nacional e internacional de ecoturismo e turismo de aventura, por exemplo. Para explorar sua vocação turística, contudo, o município possui inúmeros desafios. O principal deles, segundo o Sebrae, está na organização associativa da comunidade para estruturar as atrações turísticas, a maioria em áreas privadas. Possibilidades não faltam: voo livre, trekking, rapel, bike, trilhas e canoagem são algumas das citadas apenas em relação ao turismo de aventura. Ainda há possibilidades relacionadas ao Turismo Religioso, Étnico, entre outros.

Leia mais

Não é só banana que se produz em Corupá. De acordo com o Sebrae, o município também se destaca na produção de leite de vaca, de toras de pinus e lenha. Na produção de lavouras temporárias, há o arroz (em casca), a cana-de-açúcar, a cebola, a mandioca e o milho, além da lavoura permanente de palmito. A lavoura temporária movimenta R$ 0,7 milhão, com maior representatividade do arroz, correspondendo a 40%. Corupá também é o maior produtor, em área de cultivo e número de estabelecimentos, de flores e plantas ornamentais de Santa Catarina. São 526 hectares de cultivo e 118 estabelecimentos.

Na pecuária, o destaque está na aquicultura, com a produção de carpas e tilápias, e de galináceos. Também há criação de bovinos, codornas e suínos. Além da produção de leite de vaca, mel e ovos. A produção pecuária é equivalente a 1,8 milhão, sendo o principal item o leite de vaca, que corresponde a 1,06 milhão, segundo dados do IBGE de 2018. Na extração vegetal, o município se destaca na produção de toras de pinus e lenha.

Banana mais doce do Brasil: patrimônio de Corupá

Ao se apropriar da Indicação Geográfica como a banana mais doce do Brasil, Corupá tem em mãos um elemento extraordinário para desenvolver a atividade turística, sobretudo o turismo de experiência, permitindo que o turista vivencie a cultura da bananicultura, a agricultura familiar, os costumes dos produtores, que estruturados podem receber visitantes em suas propriedades, a gastronomia típica, tudo isso agregando visitas às belezas naturais da região.

As principais oportunidades são relacionadas a micro e pequenos negócios que atendam às demandas do mercado consumidor local e regional. Segundo Levantamento do Sebrae, Corupá possui 192 empresas do setor, que empregam 2.583 pessoas. Dessas, três são classificadas como médias e grandes e empregam 1.149 pessoas. Na Indústria, destaque para as divisões de fabricação de produtos têxteis, de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos, e para a metalurgia.

Nota-se também que o número de indústrias cresceu 8% de 2013 a 2018, quando chegou ao total de 192. Desse total, 24% são de Confecção de Artigos de Vestuário e Acessórios, 13% são de Fabricação de Produtos de Metal, exceto máquinas e equipamentos; 9,4% são de Produtos Alimentícios; 9,4% são de Móveis e 7,3% de Máquinas e Equipamentos.

Ressalta-se que os setores de têxteis, móveis e metalmecânico apresentam potencial expressivo de desenvolvimento, sobretudo se alvos de esforços para atração de novas empresas e para o surgimento de empresas endógenas, dentro do próprio município.

O setor de Serviços de Alto Valor Agregado possui 89 empresas e emprega 197 pessoas, segundo levantamento Sebrae, sendo os principais negócios relacionados às atividades de Transportes, Informação e Comunicação, Serviços Financeiros, Atividades Profissionais, Científicas e Técnicas, Educação e Saúde. Delas, a de Transportes é a mais representativa, seguida pela de Informação e Comunicação, sendo ambas as com maior contribuição de ICMS de serviços de alto valor agregado do município, de 42% e 58%, respectivamente. As demais atividades de serviços contribuem com ISS. Já as oportunidades mais expressivas de crescimento estão em Transportes, sobretudo o transporte de cargas para atender às indústrias têxteis, de confecções e madeira e a produção agrícola de banana e plantas ornamentais.

Como delineia o Levantamento do Sebrae, Corupá está no caminho certo do desenvolvimento socioeconômico e seus atores sociais estão trabalhando em conjunto para manter a cidade sempre bela, próspera e acolhedora. Os dados apresentados se configuram como subsídios importantes para que o futuro de Corupá possa ser planejado com cuidado, garantindo a preservação daquilo que o município tem de melhor, a qualidade de vida da sua gente, por mais 10, 20, 50, 100 anos, de forma perene e sustentável.

Texto: Carolina Veiga

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

 

Notícias relacionadas

x