Geral

Conheça a equipe do Comitê de combate ao coronavirus de Jaraguá do Sul

Fazem parte da equipe representantes da saúde, da segurança pública, da educação, associações empresariais, entre outras

27/04/2020

Com 14 integrantes, de várias especialidades, o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19 foi formado em 17 de março em Jaraguá do Sul, com a missão de proteger as pessoas, preparar o sistema de saúde pública e privada e ainda buscar saídas inteligentes para minimizar o impacto da crise econômica e social.

Outra premissa que norteia os trabalhos é garantir a manutenção de legado dos investimentos que forem realizados durante o período de crise. De acordo com a presidente do comitê, Emanuela Wolff, a equipe é composta por profissionais de diferentes especialidades. “Unimos representantes do poder público, com grande participação da saúde, e representantes de entidades que sempre tiveram papel fundamental na cidade. Nessa frente ampla estamos criando mecanismos de combate ao coronavírus e definindo ações em diferentes frentes”, afirma.

Fazem parte da equipe representantes da saúde, da segurança pública, da educação, associações empresariais e até do ministério público. “Essa pluralidade é necessária porque o coronavírus não criou problemas só de saúde, gerou demandas econômicas, legais, de educação, social, enfim, exigiu de nós muitas decisões, muito trabalho e muita dedicação”, explica Wolff.

Leia mais: 

Gestante entra em trabalho de parto e ganha bebê na BR 101 em Joinville

Jaraguaenses devem economizar água devido à estiagem

Coronavírus pode causar retrocesso de 20 anos no combate à fome no mundo

 

De acordo com Manuela, as reuniões do comitê acontecem virtualmente todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados. E diariamente decisões são tomadas com base na avaliação do cenário. “Elaboramos um Relatório de Ações Articuladas, documento que faz um raio-x de toda a situação, desde a estrutura da saúde pública em Jaraguá do Sul, o número de leitos nos hospitais, as médias de internação por problemas respiratórios, os protocolos de atendimento adotados, o impacto econômico, as demandas, enfim, tudo o que envolve. Com isso, sabemos o que pode acontecer e sabemos qual será a decisão a ser tomada em cada caso. Isso dá segurança para população e um norte ao nosso trabalho”, destaca.

Na avaliação da presidente do comitê, com base no cenário atual, ainda não há expectativas sobre quando a situação voltará a normalidade e a única solução é continuar trabalhando para evitar um colapso no sistema de saúde do munícipio e conscientizando a população sobre a importância do isolamento social. “Ninguém tem com exatidão um prazo, um dia para tudo voltar ao normal, isso é impossível. O que fizemos foi preparar nossa estrutura de saúde para possível aumento da demanda, com novos protocolos, repassamos verba aos hospitais para aumento do número de leitos de UTI’s, fomos o primeiro Município do país a sanitizar os espaços públicos, estamos apostando na comunicação transparente e ágil com a comunidade e paralelamente fomos trabalhando para uma abertura gradual das atividades econômicas porque temos consciência de que a saúde é prioridade, mas que o desemprego e a miséria também matam… mas não tem saída fácil para esta crise”, finaliza.

 

Conheça a equipe do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19

 

Emanuela Wolff- Chefe de gabinete da prefeitura de Jaraguá e presidente do Comitê

Alceu Gilmar Moretti, secretário de Saúde

Marcelo Cota, representante do Ministério Público

Luis Hufenüssler Leigue, presidente da Associação Empresarial

Gustavo Pacher, presidente da 23ª Subseção da OAB

Talita Beber Miranda, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas

Isair Moser, presidente da Câmara de Vereadores

Argos Burgardt, secretário de Administração

Ivana Atanásio Dias, secretária de Educação

Neivor Bussolaro, secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação

Benedito Noronha – Procurador

Rodrigo Ferreira de Souza, presidente da Associação Médica

Márcio Leandro Reisdorfer, comandante do 14° Batalhão da Polícia Militar

Fabiano dos Santos Silveira, delegado Regional de Polícia Civil

 

 

 

Por

Notícias relacionadas

x