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Como está o projeto de duplicação da BR- 108?

O projeto técnico foi elaborado com recursos do Programa BID VI,

10/07/2020

Não é só esse trecho da SC-108 que precisa de atenção. De Massaranduba a Guaramirim, o asfalto está deteriorado e recebe, quando muito, um tapa-buracos. No final de agosto de 2018, no salão da Capela São José, no Rio Branco, foi realizada uma audiência pública pelo Deinfra e Sotepa para a apresentação do anteprojeto de duplicação e aumento da segurança no trecho de 15 quilômetros, desde o trevo em Guaramirim até cerca de 1 km adiante do trevo de acesso a SC-415 (Massaranduba a Barra Velha), na entrada da Butuca.

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O objetivo da consulta pública, como foi dito na época, acompanhada também pelo JDV, era para concluir o projeto básico para encaminhamento ao Deinfra para a inclusão no BID VII – Programa de Infraestrutura Logística de Santa Catarina. Desde então, nada mais se comentou sobre o projeto.

Ao longo dos 15 km está prevista a construção de duas pontes (sobre o Rio Itapocu com 210 metros e sobre o Rio Putanga com 60 metros), oito viadutos, uma passarela e seis passagens inferiores para pedestres (subterrâneas). O custo inicial da obra, informado naquele encontro, era de R$ 250 milhões, ou R$ 16,6 milhões por quilômetro.

Foi dito pelos engenheiros que fizeram a apresentação que é uma obra complexa. Dados de outubro de 2017 da contagem de veículos durante 24 horas, apontou movimentação diária média de 14.807. A projeção para 2022 é 17.228 veículos/dia e para 2031, de 21.295.

O projeto técnico foi elaborado com recursos do Programa BID VI, mas para o financiamento da obra será necessário a contratação de novo financiamento. Pelo que se tem informação, nada aconteceu, ainda.

Está aí uma pauta para os deputados e lideranças políticas da região abraçarem. E buscarem mais informações sobre em que estágio está o projeto.

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