Comerciantes de Jaraguá do Sul fazem protesto em frente à prefeitura
A manifestação pacífica aconteceu na manhã desta segunda-feira
29/03/2021
Na manhã desta segunda-feira (29), alguns comerciantes donos de bares e restaurantes de Jaraguá do Sul, caminharam de um posto de combustíveis no bairro Vila Nova até a prefeitura onde fizeram uma manifestação pacífica.
Um dos manifestantes questionou o prefeito Antídio Aleixo Lunelli (MBD) se havia algum estudo científico que comprove a eficácia do horário reduzido que é feito pelos restaurantes, que atualmente funciona das 10 às 22 horas.
Leia mais
- Governo de Santa Catarina publica novo decreto e estende horário do comércio
- Em duas semanas, Santa Catarina tem redução de 22% nos casos ativos da Covid-19
- Confira mais notícias em jdv.com.br
Entretanto, a venda de bebida alcoólica é permitida apenas até às 18 horas e o ingresso de novos clientes até às 21 horas.
“As medidas mais restritivas que foram feitas há duas semanas [no município], estão refletindo hoje dentro dos hospitais”, afirmou Lunelli aos manifestantes.
De acordo com ele, a prefeitura busca o equilíbrio diário entre a economia e a saúde e “estamos medindo a febre toda semana”.
Outro comerciante rebateu a fala do prefeito, pedindo que ao invés da redução de horário de atendimento, seja estendido o horário.
“Se o senhor reduz o horário do nosso comércio, dá mais aglomeração. Fecha a 00 horas. É apenas um lanche. Um lanche. Só queremos trabalhar. Não queremos roubar ninguém.”
Lunelli explicou aos comerciantes, que o município tem que no mínimo seguir o decreto estadual, não podemos liberar as restrições impostas pelo estado, apenas restringir mais, se for o caso.
“Estamos analisando cada situação diariamente porque estamos sempre tentando conciliar a economia e a saúde. Vivemos um momento muito difícil nos nossos hospitais e UTIs. Então a gente vai dosando diariamente”, salientou.
Já com relação a isenção de taxas de alvarás, outra reivindicação dos comerciantes ao prefeito, ele disse que isso tem que ser analisado com muita cautela, pois não é tão simples como parece.
“Existem os casos necessários e específicos, mas cada caso tem que ser analisado”, finalizou.
No final da manhã, o prefeito se reuniu com os representantes do setor, Alex Martins, Neri Moresco e Rafael Xavier, que expuseram as dificuldades enfrentadas desde o início da pandemia, agravadas com a proibição da venda de bebidas alcoólicas no período noturno. Além do prefeito, participaram a presidente do Comitê de Combate à Covid-19 Emanuela Wolff, o secretário de Saúde Alceu Moretti, o secretário de Desenvolvimento Econômico Daniel Arruda, o secretário de Administração Argos Burgardt e o Diretor de Decisões Administrativas João Berti.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!
Notícias relacionadas
Santa Catarina conta com 14 polos industriais em diferentes regiões
Reconhecido como um estado internacionalizado, Santa Catarina tem 14 polos industriais de destaque internacional. A região Sul do Brasil se destaca nacionalmente por ter a maior participação da indústria de transformação entre as atividades industriais. Cada estado possui 14 polos de inserção internacional, de acordo com o estudo dos Polos…