Geral

Com isolamento, Doutores Sementinhas se reiventam para levar alegria aos pacientes em Jaraguá do Sul

Objetivo é levar, por meio de vídeos, mensagens de conforto para pacientes que se encontram nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI)

06/04/2020

Por

Amor, carinho, solidariedade e muitas risadas. Este era o sentimento que o grupo de voluntários Doutores Sementinhas levavam para crianças nos corredores de hospitais e abrigos, em Jaraguá do Sul. 

Com a pandemia do novo coronavírus os trabalhos nas unidades foram cancelados e  tiveram que ser moldados para levar mensagens de apoio e tornar este momento de crise menos doloroso. 

O que antes um abraço confortava o coração dos acamados. Hoje, é um sorriso e brincadeiras através das plataformas digitais que proporcionam novas formas de interação.

De acordo com o vice-lider do grupo, Valmor dos Santos Loli, desde o início do isolamento, os 37 voluntários intensificaram as publicações nas redes sociais.

“Estamos buscando que cada um mostre o seu talento através de músicas, mágicas e brincadeiras lúdicas. Realizamos também vídeos de agradecimento para profissionais que estão na linha de frente”, explica. 

Leia mais: 

Ações para amenizar a dor

Valmor salienta que foi criado um canal no youtube para alimentar os vídeos das dinâmicas e brincadeiras que o grupo realiza.

Em conversa com os hospitais, ele explica que a ideia é que as produções sejam transmitidas para as crianças que se encontram nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Diante deste cenário, a palavra que perpetua no grupo é a resiliência e a capacidade de se reinventar. 

“Eu sempre deixo bem claro que o palhaço tem que ser uma pessoa dinâmica. Às vezes você chega em um quarto, encontra algo que não esperava e precisa se manter forte. Eles não podem perceber que você ficou abalado”, comenta.  “Este momento pede algo diferenciado. Temos que fazer o que sempre fizemos e transmitir alegria de outra forma”, completa. 

Em 2019, o grupo completou dez anos de atividades desenvolvidas em unidades hospitalares,  abrigos e eventos externos a convite de entidades do município. 

Notícias relacionadas

x