Colegiado da Mulher Vereadora da Avevi realizou encontro em Schroeder
O Colegiado da Mulher Vereadora da Avevi (Associação de Câmaras e Vereadores do Vale de Itapocu) esteve reunido na quarta-feira, na Câmara de Schroeder
13/08/2021
O Colegiado da Mulher Vereadora da Avevi (Associação de Câmaras e Vereadores do Vale de Itapocu) esteve reunido na quarta-feira, na Câmara de Schroeder, reunindo Nina Santin Camello (coordenadora) e Sirley Schappo (Jaraguá do Sul), Maria Rosana Franz (Guareamirim), Ana Leon (Schroeder) e Bernadete Corrêa Hillbrecht (Corupá). O presidente da Câmara anfitriã, Ildemar Zoz, também participou.
Leia mais:
- Avançam os entendimentos para pavimentação na divisa entre Schroeder e Guaramirim
- Região vai discutir o pagamento por serviços ambientais em Seminário
- Confira mais notícias em jdv.com.br
Além da troca de experiências entre as vereadoras, a secretária geral Adjunta OAB/SC, Luciane Mortari, falou sobre o empoderamento da mulher e a importância da representatividade feminina na política. “A gente não consegue mudar o mundo todo, mas podemos mudar o nosso quintal”, destacou Mortari.
Na pauta estiveram ainda assuntos relacionados a Lei Maria da Penha e Agosto Lilás, a Central de Libras e a Procuradoria da Mulher de Jaraguá do Sul que terá a solenidade de instalação e posse, na quinta-feira (19), na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. A cerimônia terá transmissão ao vivo através das mídias sociais da Câmara.
“A intenção é que a implantação da Procuradoria da Mulher não seja uma realidade apenas no município de Jaraguá do Sul, mas que também se fortaleça nas outras cidades da região, trazendo mais visibilidade e acolhimento para as mulheres”, finalizou a vereadora Nina.
Escola do Legislativo da Avevi completa uma década
Fundada em 27 de abril de 1984, a Avevi – Associação dos Vereadores do Vale do Itapocu, sempre esteve atenta as reivindicações da classe. Principalmente no que se refere à valorização dos trabalhos dos vereadores e da classe política. Atuou fortemente até os anos noventa e por causa de algumas indefinições quando ao local da sede e a forma de contribuição que vinha sendo repassada pelos vereadores para a entidade, houve uma paralisação das atividades.
Em 2005 por iniciativa do então presidente da Câmara de Vereadores de Guaramirim, Marcos Mannes, foi realizado um encontro com os presidentes de câmaras e vereadores da região com o objetivo de reativar a associação. Mannes liderou também a entidade como presidente, mas em abril de 2020, veio a falecer repentinamente, causando comoção geral.
A entidade não esmoreceu e criou-se também a Escola do Legislativo que levou o nome de Vereador Marcos Mannes, modelo inédito no Brasil, envolvendo toda uma microrregião. Ela está completando 10 anos. O acontecimento será lembrado pela Avevi na assembleia do dia 24 de agosto, às 15h, na Câmara de Schroeder, sob a presidência de Lairton Hartmann Müller, de Corupá.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!
Notícias relacionadas
Ponte do Gamelão em fase de instalação dos kits de transposição
A reconstrução da Ponte do Gamelão, localizada em Osvaldo Amaral, ligação secundária entre Corupá e São Bento do Sul, segue conforme o cronograma estabelecido. Na última semana, equipes da Defesa Civil dos municípios se reuniram para discutir as próximas etapas e avaliar o progresso da obra. Em breve, a…