Geral

Cobra é resgatada dentro do motor de caminhão em Jaraguá do Sul

A espécie não é comum na região e deve ser encaminhada para o Instituto Butantan, em São Paulo

14/12/2020

A temporada de captura de serpentes em área urbana prossegue firme em Jaraguá do Sul. Depois do resgate de 10 jararacas em menos de 15 dias, os técnicos da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) depararam com uma situação inusitada: uma cobra dentro do motor de um caminhão no bairro Santa Luzia. O fato ocorreu no fim da última semana.

Leia mais:

Depois do resgate, os biólogos perceberam que se tratava de uma espécie bem diferente das demais serpentes recolhidas pela Fujama. “Após encaminhar a foto para especialistas, a cobra foi identificada como da espécie Corre-campo (hilodryas nattereri) que não ocorre aqui na região e nenhuma outra aqui no Sul do país, mas em Estados mais ao Norte, como: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e mais ao Sul de São Paulo”, destacou o biólogo da Fujama, Christian Raboch.

Ele acrescenta que essa cobra possui peçonha, porém não é tão poderosa quanto outras cobras presentes na região, como jararaca, jararacuçu e corais-verdadeiras. “A espécie possui dentição opistóglifa, ou seja, os dentes inoculadores de veneno ficam na parte de trás da boca. Portanto, acidentes com essas cobras não são tão comuns de ocorrer.

“Acredita-se que a serpente tenha entrado no caminhão em outro Estado. Isso, de certa forma, demonstra como espécies nativas de outras regiões do país, podem ser introduzidas em nossas florestas. Situação que pode causar grandes prejuízos para nossas espécies nativas, pois as espécies introduzidas competem contra elas por espaço e alimento, além de não possuírem predadores naturais, o que pode ocasionar uma superpopulação desses animais.”, explicou o biólogo.

Em relação à corre-campo resgatada, a Fujama deve iniciar esta semana as tratativas para o translado do animal para o Instituto Butantan, em São Paulo.

Por

Notícias relacionadas

x