Saúde

Cidade tem iniciativa inédita em atenção primária à saúde

A cidade recebe neste mês de agosto a primeira clínica de atenção primária à saúde do Sesi. A unidade oferece, desde o dia 1º, atendimento com profissionais como médico da família, pediatra, ginecologista e conselheiro de saúde. O serviço inovador em Jaraguá do Sul tem apoio da Marisol

16/08/2019

A cidade recebe neste mês de agosto a primeira clínica de atenção primária à saúde do Sesi. A unidade oferece, desde o dia 1º, atendimento com profissionais como médico da família, pediatra, ginecologista e conselheiro de saúde. O serviço inovador em Jaraguá do Sul tem apoio da Marisol.

Estudos piloto têm demonstrado que a APS é mais eficiente e mais barata do que o sistema voltado ao tratamento de doenças já estabelecidas. A lógica é a mesma dos médicos da família: é um primeiro contato com o sistema de saúde e inclui o acompanhamento de cada pessoa por uma equipe de profissionais, focando em evitar o surgimento de doenças. Somente depois dessa triagem é que a pessoa é encaminhada, se necessário, para outros níveis de serviços de saúde como exames, tratamentos ou internações.

“O perfil da população brasileira em relação à saúde tem mudado fortemente, com diminuição da taxa de natalidade e o aumento da expectativa de vida, o que faz com se mude o modelo de saúde e se privilegie a prevenção”, comentou o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar.

De acordo com o gerente regional do Sesi e Senai, Jefferson Galdino, trata-se de iniciativa pioneira voltada à qualidade de vida por meio de ações preventivas. “Diferente de um plano de saúde, este é um programa de atenção primária no qual o trabalhador e sua família encontram uma estrutura completa de serviços e procedimentos, a custos mais acessíveis, com mais tranquilidade e qualidade”, comenta.

Por

Notícias relacionadas

x