Esportes

Cidade já se estrutura para os Jogos Abertos do próximo ano

Foto: Isandro Fiamoncini

No próximo ano – 2020 – tem Jogos Abertos de Santa Catarina em Jaraguá do Sul. A escolha aconteceu no ano passado, em Caçador, no encerramento da competição, quando o Conselho Estadual de Esporte deliberou favoravelmente para que a cidade seja a sede, pela terceira vez na história, da maior competição poliesportiva do Estado.

Jaraguá recebeu sete votos, Rio do Sul seis. Concórdia e Brusque também estavam disputando o direito de sediar os Jasc. A primeira vez foi em 1980, quatro anos depois de a cidade ter completado o centenário de fundação. A segunda vez foi em 2007. Já faz 12 anos. Em 2019, os Jasc serão próximos, em Indaial, Timbó e Pomerode.

Embora tenha um tempo para se organizar Jaraguá do Sul já se prepara para o evento, segundo a secretária de Cultura, Esporte e Turismo e ex-presidente da Fesporte. Natália Petry conta que internamente tem ocorrido encontros de discussão sobre os Jogos Abertos, especificamente sobre a estrutura.

“Neste sentido temos uma grande estrutura esportiva, em especial ginásios e alojamentos. O que queremos é fazer um grande acontecimento esportivo na edição de número 60 dos Jasc. Estamos iniciando o levantamento de custos e no segundo semestre, acompanhada do prefeito Antídio Lunelli, teremos audiência com o governador Moisés para tratar da participação financeira do Estado no evento”, antecipa.

Os Jogos Abertos de SC, em 2020, serão em novembro. Na infraestrutura esportiva, serão construídos dois estandes de tiro. O principal aos fundos do Parque Municipal de Eventos, na antiga estrutura existente que não está sendo mais utilizada para algumas modalidades e outra, no interior do município, por iniciativa de um empreendedor para a competição do tiro ao prato.
O projeto para construir o estande no Parque de Eventos está pronto e o outro está em discussão com o empreendedor.